"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Vez que em... BVIW

Meu avô era um sujeito genial. Na maioria das vezes de bom-humor. O típico carioca que leva tudo da forma mais leve que possível. Mas, certa feita, meu avô chegou irritado e nervoso do trabalho. Ele insistia em não se aposentar... Era funcionário público federal e, o prédio de sua repartição sofrera um incêndio parcial. Passou por momentos estressantes e, infelizmente, presenciou um colega se jogar pela janela do vigésimo-andar. A origem do incêndio teria sido um ar condicionado que explodira e arremessou uma fumação enorme no ambiente. Na ocasião, meu avô e outras pessoas procuraram a escada de emergência... e, quando chegou perto desse colega... que era um fatalista e, vociferava que não queria morrer queimado... e, então preferiu morrer esfacelado... Meu avô tinha ficado triste... e, em tom dramático falara para minha avó que apenas ouvira no rádio sobre o incêndio, e já se considerava viúva... Ele   falou: - A andorinha (nome do prédio incendiado) fumou-se,  somos seres provisórios, de maturidade improvável e, o medo da morte pode apressá-la. O Juliano quando viu a fumaça, se desesperou, abriu a janela e se arremessou... Nem lembrou da escada de incêndio. Não lembrou das instruções tantas vezes passadas para agir nessas situações. Tanto treinamento, tanto mantra e, tudo fora inútil. Minha avó em tom apaziguador falou: - Amor, era a hora dele... Ele sofria com tantos medos. Sofria em demasia e, já estava despreparado para continuar a sobreviver.  Meu avô mirou os olhos da esposa, e suspirou: - essa sua sabedoria e resignação são mortais... Passada mais uma década, já aposentado, me confessou numa bravata:- Tudo começou com um ar condicionado, se fosse um ventilador, isso não aconteceria...e riu com aquele ar carioca e brincalhão.  Seria bom se as coisas fossem tão simples assim...

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 07/02/2024
Alterado em 07/02/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete