"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Ruivos: mutação genética.


Cabelos avermelhados, pele clara e sardas caracterizam pessoas que representam cerca de um a dois por cento da população mundial, porém, tais características fenotípicas não ocorrem ao acaso, sendo pelo menos uma mistura de cabelos escuros e loiros. Trata-se de mutação genética promovida exatamente por um gene recessivo. Evidentemente que traz também algumas desvantagens, como suma suscetibilidade aumentada para algumas doenças. Os ruivos originais apresentam tal aparência por conta de mutação genética do receptor Melanocortina -1 ou MC1R que é responsável pela produção da melanina. É que esta é determinante a pigmentação da pena e dos pelos do corpo. A referida alteração no gene faz com que seja produzida uma quantidade de eumelanina que tem coloração que vai do marrom ou preta, inferior à normal, enquanto a da variante Feo melanina (de cor vermelha ou alaranjada). Por isso a pele clara e o cabelo cor de fogo são características chamadas de rutilismo, o gene responsável pela mutação no MC1T é recessivo. Aliás, é possível que várias gerações de uma família carreguem o gene sem que a característica se manifeste.  Em 1997, descobriu-se a bioquímica dos cabelos ruivos, demonstrando-se que estes se associam ao receptor da melanocortina-1 e componentes de ferro. Acredita-se que o gene recessivo associado teria uma antiguidade. Todos os ruivos apresentam variantes na região MC1R do cromossomo 16. O lugar do mundo com o maior número percentual de ruivos é o Reino Unido, especialmente a Escócia. Calcula-se que de 10 a 13% da população escocesa tenha cabelos avermelhados. Curiosamente, o deus egípcio Seti era ruivo. Segundo Diodoro da Sicília, os cabelos ruivos eram "comuns entre os [antigos] gregos".
A presença de ruivos em Portugal ocorre ocasionalmente de norte a sul do país. Curiosamente, a povoação chamada A-dos-Ruivos teve o seu nome devido à presença de um grande número de ruivos no local.
Engana-se quem pensa que apenas o ruivo acobreado é o natural. Além das nuances douradas, ele também pode aparecer de outras maneiras: bem puxado para o laranja; com um fundo avermelhado discreto, quase castanho; ou, ainda, mais voltado para o loiro. Por isso, não duvide se alguém que não exibe o tom cobre revelar que a cor do cabelo não é resultado de uma coloração.  Na Holanda, esse acontecimento é super comum: uma vez ao ano, o país realiza o Festival Roodharigendag ou, como também é chamado, "Dia dos Ruivos".  O evento - que acontece na primeira semana de setembro - conta com várias atividades e manifestações artísticas, como desfiles de moda, shows e exposições. 

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 16/11/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete