"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos





A abstinência é de origem estoica, derivada da máxima de Epiteto, sustine et abstine, que significa suporta e abstém-te. No viés religioso, significa a renúncia voluntária à uma satisfação de certa necessidade ou desejo.
Contemporaneamente surgiram novos significados, uns ligados à saúde e outros de ordem filosófica e comportamental tal como abstinência de consumo, de álcool que é chamada propriamente de abstemia e, até mesmo, abstinência sexual.
O engraçado é que segundo a cultura do Tibet (China), sendo mesmo um dos berços do budismo e que dista em muito da cultura ocidental principalmente quanto à paciência, sabedoria e visão única sobre as diferentes fases da vida humana. E, a abstinência se inclui quase todos os aspectos da vida, e particularmente a criação de filho e filha.
Basicamente se distingue quatro fases importantes na educação de crianças e jovens de acordo com a sabedoria tibetana (dar-lhe o troco da harmonia).
A primeira fase que vai até cinco anos, quando a criança deverá ser tratada como um reizinho. É a fase que não se deve proibir nada e muito menos puni-la. Por coincidência, nessa fase, a criança é curiosa, ativa, deseja aprender e explorar o mundo. Sentir a textura de pano, de paredes, canos, das superfícies e, tudo a sua volta e vive entornado no horizonte. Mas, ainda não sabe aproveitar e filtrar suas experiências e utilizar o raciocínio lógico.
 
GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 25/07/2018
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete