"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos

Jeitinho brasileiro, arf!

O famoso "jeitinho brasileiro", de tentar levar vantagem em tudo, a falta de pontualidade, vociferar em público e desrespeitar as regras de trânsito e de etiqueta estão entre os comportamentos mais mal vistos na sociedade. Internamente, as questões como corrupção, desigualdade social e impunidade também acarretam intensa desaprovação pública. No exterior, os brasileiros são vistos como barulhentos, deseducados e desrespeitosos, com destaque para a expansividade exagerada, o que beira à infantilidade. E, nos casos de imigração ilegal a má conduta contribuem para uma premente imagem negativa. As vulnerabilidade sociais tais como pobreza, fome, insegurança alimentar, preconceitos estruturais bem como a prática de violações de direitos e invisibilidade. Ao cumprimentar os outros não se admitem abraços e beijos, o jeito exageradamente caloroso do brasileiro é rejeitado. Um simples aperto breve de mão é suficiente. Em países árabes, o elogio pode causar desconforto. Em algumas culturas poderá soar como inveja ou criar a obrigação de presentear. Usar apelidos mesmo os carinhosos e fazer piadas nem sempre demonstra afeto ou descontração. Na maioria dos países europeus, o ambiente de trabalho requer tratamento formal. No Brasil, crianças barulhentas são toleradas, mas na Europa e mesmo nos EUA nem sempre é aceito, recebendo reprimenda ou a singela solicitação para retirar-se. Na Itália, roupas informais podem ser vistas como desrespeitosas em certos ambientes, como Igrejas, templos, museus e até restaurantes. Fazer perguntas pessoais, tais como estado civil, onde mora e, etc., não significa apreço ou amizade, pode ser encarado como invasivo e falta de educação. E, nos EUA pode soar como invasão de privacidade. Na Alemanha, o comportamento barulhento pode soar como desrespeito, pois se valoriza muito o ambiente calmo e reservado.

 

 

 

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 20/05/2026
Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete

iDcionário Aulete