"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Há mais de um século surgiu a figurinha no Brasil... Dotada de dinâmica peculiar, Alberto, Ailton e Adalton eram irmãos, a diferença de idade entre os irmãos oscilava entre um ano ou um pouco mais. Alberto como era o primogênito, tinha privilégios... entre tantos, era o de ser colecionador de figurinhas. Colecionava as figurinhas relacionadas ao futebol, nos idos de 1950, referente à Copa do Mundo realizada no Brasil. Ailton e Adalton não eram tão fanáticos como era Alberto. O álbum da Copa de 1950 incluía figurinhas de todas as seleções participantes. Os jogadores brasileiros eram: Barbosa, Augusto, Juvenal, Ely, Danilo, Bigode, Maneca, Ademir, Baltazar, Jair, Zizinho e Firaça... sem contar os reservas. Era chegada a hora do jogo mais polêmico da Copa, a final disputada entre Brasil e Uruguai. E, nosso país perdeu por dois a um, no recém-inaugurado Estádio do Maracanã. Ficou ferida a alma dos brasileiros que enxergaram no "Maracanazo" como a maior tragédia de seu futebol. Muito tempo depois, em 2014, é que todos conheceram um autêntico vexame no futebol. Alberto chorava copiosamente e, seus irmãos com ar meio absorto tentavam consolá-lo. Aquela partida era tão lembrada não apenas por ter havido a derrota, mas principalmente, devido a euforia endêmica que precedeu ao jogo... e, depois a decepção instaurada. Zizinho fora eleito o melhor jogador da competição, apesar do vice-campeonato da seleção brasileira, e sua figurinha era dificílima. Adalton para alegrar o irmão, falou que conseguira a figurinha do Zizinho para Alberto.  Foi quando Alberto, com olhar perdido de tristeza, disse-lhe: - o melhor do vice-campeão... é pouco, não? Ailton, atalhou: - não irmão!... Precisamos aprender a ganhar mas, também a perder... Os três irmãos estavam aprendendo com a vida e, a estética das figurinhas adicionava o lúdico a tudo.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 20/08/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete

iDcionário Aulete