"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Morte de gari

Matou o gari a tiros e foi malhar na academia de luxo. O autor dos disparos que propiciaram o homicídio do gari já tinha registros anteriores em sua ficha criminal. O motivo de seu ódio súbito deveu-se ao fato de que o caminhão

de recolhimento de lixo estava atrapalhando sua passagem com seu carro. O atirador utilizou-se de arma de fogo de sua atual esposa que é delegada de polícia. O atirador não tem porte de arma e nem possui arma registrada em seu nome. O crime ocorreu em onze de agosto do corrente ano no bairro Vista Alegre, na região Oeste de Belo Horizonte.Justiça alegou haver elementos que demonstram sequência de ações que indicam preparo e intenção. Foi pedido que o processo criminal contra o autor dos disparos fosse colocado sob sigilo, mas a Justiça negou. A polícia civil recolheu duas armas de fogo na casa do casal e, o celular dela foi apreendido. A Subcorregedoria da Polícia investiga se ocorreu negligência da delegada na guarda do armamento, o que poderá configurar transgressão disciplinar. Em seguida, a Justiça determinou a prisão preventiva do atirador que é empresário. O juiz entendeu que ele agiu de forma violentae desequilibrada, demonstrando farta periculosidade social. O autor dos tiros fora transferido para o Presídio de Caeté, na Grande Belo Horizonte. A Polícia Civil ainda solicitou a quebra de sigilo dos dados telefônicos e telemáticos, do empresário, e apesar de ter tido o celular apreendido, o autor dos disparos se negou a fornecer a senha. A motorista que era mulher e dirigia o caminhão de lixo fora ameaçada pelo suspeito que exigiu que fosse aberto caminho para ele passar com seu carro, apesar de que existia espaço suficiente para tanto. A prisão ocorreu com base no reconhecimento de testemunhas e em imagens de câmeras de segurança que flagraram o carro do suspeito em direção à rua em que o gari foi baleado, momentos antes dos tiros. O grau de violência nas capitais urbanas é alarmante... matou o gari porque o caminhão de lixo atrapalhava ele passar... Trata-se de homicídio duplamente qualificado, de acordo com as entrevistas dos policiais que o prenderam, e salvo se o autor tiver fortes problemas psiquiátricos, deverá ser condenado e cumprir a pena... 

Essa notícia me recorda um filme intitulado "Matou a família e foi ao cinema" que é filme brasileiro de 1969, escrito por Júlio Bressane. Em novembro de 2015, o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

 

 

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 15/08/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete

iDcionário Aulete