"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Em verdade, desde as narrativas orais dos contos de fadas e folclore, era uma vez remonta do século XIV em inglês e, mais tarde, no século XVII, em francês, sendo popularizada com Charles Perrault que a popularizou. Once upon a time ou il était une fois... narrava os desejos ridículos ou contos recheados de moralidades. Em dinamarquês é "der var engang" e foi utilizada por Hans Christian Andersen ou, ainda, em alemão es war einmal (que foi usado pelos Irmãos Grimm). Rapunzel tinha compridos cabelos mágicos, porém, vivia presa no alto de uma torra. E, sonhava em conhecer o mundo a fora, de repente]um fugitivo da lei, chamado Flynn Rider procurando esconderijo em sua torre, selou um acordo com Rapunzel o que a levou a ter muitas aventuras. A história começou quando uma grávida tem um intenso desenho em comer uma planta da horta de uma bruxa. E, o marido roubou as plantas e, como punição, a bruxa exigiu que eles entregassem sua filha recém-nascida. A criança fora chamada de Rapunzel sendo trancada numa alta torre, sem portas e nem escadas. E, a bruxa usou os longos cabelos dourados para subir e descer da torre... Um dia , um príncipe ouviu o canto de Rapunzel e, imitando a bruxa,, a chamou... e Rapunzel o ajudou a subir e, o casal se apaixonou...  A bruxa quando descobriu o romance teve um acesso de raiva e cortou os cabelos de Rapunzel e, ainda, a expulsou da torre e, ainda, deixou o príncipe cego.  Mais tarde. Rapunzel dá a luz gêmeos, enquanto vagava pelo deserto. E, o príncipe cego vagava sem ruma e veio encontrar Rapunzel e seus filhos. As lágrimas de Rapunzel subitamente curam a cegueira do príncipe e, então, retornam para casa e viveram felizes para sempre. Esse pequeno conto nos demonstra o poder da natureza e, ainda a simbiose de amor e sacrifício.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 13/08/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete

iDcionário Aulete