Pai da Psicanálise
Sigmund Freud é talvez o psicólogo mais célebre do mundo. De fato, sua obra fora revolucionária, representou uma das maiores
inteligências do século XX, apesar de que suas teorias foram seguidas de muitas controvérsias. Durante toda sua vida, travou uma árdua luta contra as atitudes arcaicas em relação à Psicologia. Foi até chamado de "o médico mais desmascarado da história".
Não obstante suas falhas, fora responsável pela criação de toda uma escola de pensamento que até hoje muito influencia a psicologia moderna. Legou uma monumental contribuição com sua teoria da psicanálise que revolucionou a compreensão da mente humana e da formação da personalidade, e teve grande impacto não apenas na psicologia clínica, mas também na cultura em geral.
Com a Teoria Psicanalítica desenvolveu e incluiu conceitos como o inconsciente, o id, o ego e superego, os mecanismos de defesa, o complexo de Édipo e, a importância das experiências infantis na formação da personalidade.
Destacou a importância do inconsciente como um sistema de forças que afetam o comportamento e a experiência consciência. Introduziu a noção da sexualidade infantil e sua influência no desenvolvimento humano. Com a Teoria dos Sonhos, promoveu a interpretação como meio hábil para acessar o inconsciente. Deixou um farto e rico legado duradouro na compreensão da mente humana e na cultura em geral, mesmo após o seu falecimento em 1939.
Publicou várias obras e em 1908, junto com seus seguidores Karl Abraham, Sandor Ferenczi e Ernest Jones, fundou a “Sociedade Psicanalítica de Viena”.
Em 1938, fugiu para Londres com ajuda da princesa Maria Bonaparte (1882-1962), para escapar da perseguição imposta pelo Nazismo aos judeus. Quatro de suas irmãs morreram em campos de concentração.
Freud sofreu de câncer na mandíbula, doença que o fez passar por mais de trinta cirurgias. Alguns pesquisadores, inclusive, afirmam que ele morreu por overdose de morfina, pois sentia muitas dores.
Até o fim do século XIX, os problemas mentais eram tratados como doenças exclusivamente físicas. Havia médicos, como o francês Jean-Martin Charcot (1825-1893), que utilizava a hipnose de forma a curar suas pacientes.
A psicanálise consiste em deixar que o paciente fale de seus sintomas e ele mesmo descubra, através da palavra, sua cura.
Freud afirmou que além da consciência, existia o inconsciente, aquilo que desejamos secretamente, mas não podemos obter. Desta maneira, aceder o inconsciente seria a chave para resolver os transtornos mentais.
O psicanalista afirmava que os sonhos, os lapsos e as piadas seriam formas de revelar aquilo que realmente queremos, porém não admitimos em nível consciente. Por isso, uma vez que o indivíduo tivesse capacidade para conviver com seus desejos mais íntimos de forma consciente, sua neurose poderia ser compreendida e curada.
Freud dava importância fundamental à infância, pois dizia que as experiências negativas vividas nesta época poderiam se tornar um trauma na vida adulta.
Por isso, ele estudou como a maneira de lidar com energia sexual e a libido durante a infância marcariam o indivíduo adulto
Segundo a teria freudiana, a criança passaria por três fases de descoberta:
Oral: quando o prazer viria sempre pela boca, através da sucção.
Anal: a criança aprende a controlar os esfíncteres e sente satisfação em fazê-lo.
Fálica: quando a criança percebe que ao tocar seus órgãos genitais sente prazer.
O sujeito freudiano é sempre um sujeito em conflito e para explicá-la, Freud dividiu a personalidade humana em Id, Ego e o Superego:
O Id representa o mais primitivo: o instinto e os impulsos.
O Ego é o resultado do confronto do Id com o ambiente que o ser humano vive.
O Superego funciona como um conselheiro para o Ego alertando-o sobre o que é moral e socialmente aceito.
A luta entre os três resultaria no comportamento humano em sociedade.
Em 6 de maio faz cento e sessenta e nove anos do nascimento de Freud. Foi médico, neurologista e fundador da psicanálise, uma abordagem revolucionário para prover tratamento de doenças mentais.
Eis algumas frases famosas de Sigmund Freud:
“A maioria das pessoas não quer realmente a liberdade, pois liberdade envolve responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade.”
“O sonho representa a realização de um desejo.”
“Existem duas maneiras de ser feliz nesta vida, uma é fazer-se de idiota e a outra sê-lo.”
“A felicidade é um problema individual.”
“Não permito que nenhuma reflexão filosófica me tire a alegria das coisas simples da vida.”
Essas frases refletem a profundidade do pensamento de Freud sobre a vida e a psiquê humana.