"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Vinicius era um jovem de trinta e cinco anos, médico e bem-sucedido. E, recorreu a psicanálise para entender seus pensamentos e sua necessidade de fantasias. Afinal, na psicanálise, a fantasia é importante conceito que representa uma forma de leitura subjetiva da realidade. Trata-se de um meio de defesa do ego, o que permite a pessoa lidar com seus desejos inconscientes. Vinicius apesar de ser bem-apessoado, não conseguia ter relacionamentos amorosos duradouros. No máximo, duravam um ano. Nunca casou e, a perspectiva de casar era praticamente inviável. Resolveu fazer mestrado em Medicina, para futuramente lecionar na faculdade de Medicina. Acreditava que assim poderia ter acesso as moças casadoiras...  Seria risível. Alguém realizar um mestrado para conseguir casar-se.  No primeiro dia, da psicanálise conheceu a terapeuta Maria Emília. Ficou impactado com a segurança com a qual conduziu toda a sessão. Ao final de uma hora e meia de sessão percebeu, com tristeza, que entendia muito pouco sobre sua própria cabeça. Mas, tudo era explicável. Foi um filho criado por sua avó, em face do prematura morte de seus pais num acidente automobilístico. Sua avó durou até quando fez quinze anos, quando então, passou ser encargo de outros parentes, tia-avó, primos e, etc... Havia uma carência afetiva profunda e buscava nos relacionamentos saciar essa fenda infinita... Esperava muito e, recebia pouco, daí frustrava-se... Vinicius queria ter pelo menos um filho. Mas, sua parca vida amorosa o sentenciava a ser um solteirão solitário. A busca no outro de necessidades pessoais pode significar uma saga triste e decepcionante... Amadurecer significa entender que nem tudo é possível. Mas, aprendizagem sim, é acessível as mentes abertas. Vinicius significa vinicultor, da natureza do vinho. Devemos entender a natureza das coisas e das pessoas e, talvez, assim na busca da felicidade sobreviveremos com alguma dignidade.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 26/03/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete

iDcionário Aulete