"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Na mira.

No ponto de ônibus, Guilherme foi baleado por um fuzil bem na cabeça. Ainda era dia, três horas da tarde. O motivo: a violência da metrópoles. A facção "A" guerreando com a facção "B" disputando territórios, passou na rua e, bem em frente do ponto de ônibus, o traficante famosos chamado de "Mazinho" disparou na direção de outra celebridade criminosa chamada "Jaca Azeda". Mazinho errou o tiro, não alvejou o seu inimigo, e a bala adentro na caixa craniana de Guilherme. O corpo da vítima quando caiu, já estava sem vida e, seu cérebro distribuído na calçada... Mais uma tragédia urbana, tolerada e alardeada pelas manchetes dos jornais, televisões e, etc... De quem é culpa se temos uma cidade sitiada entre facções criminosas, milicianos e tragédias vespertinas.  O Estado pelo menos na lei é o responsável pela segurança pública. Mas, não há efetivos suficientes, não há armamentos suficientes. As políticas públicas só operam a repressão e, mesmo com muitas mortes, a cidade está não mão de criminosos... Não há cadeias suficientes para abrigar todos os condenados... Então, há "saidinhas" de Natal, do dia das Mães, de carnaval e, etc... Há também o regime semiaberto onde os condenados cumpre apenas parcialmente sua pena em liberdade, mesmo mediante muitas condições e exigências. A segurança pública no Brasil defronta-se com diversos desafios tais como a enorme desigualdade social, a corrupção, a falta de investimentos e a organização do crime. Ademais as leis restringem e até inibem progressivamente a ação policial, gerando a sensação de impunidade. Enfim, a segurança pública é um busílis complexo, falta consciência e seriedade para obtê-la. E, os cidadãos como Guilherme que tentam apenas esperar um ônibus no ponto, acabam mortos no meio do caminho... Drummond tinha razão: "no meio do caminho tinha uma pedra". Ou será apenas fragmentos humanos?
 

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 12/03/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete

iDcionário Aulete