"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Surrealismo

 

 

Foi movimento artístico nascido em Paris bem no início do século XX. E, se opunha à lógica e ao racionalismo da sociedade ocidental, valorizando o inconsciente, a liberdade e a imaginação.
Suas principais características são: desracionalização da produção artística,  valorização do acaso e do inesperado, escrita automática e experimental, análise dos sonhos, composições em grupo, intervenções de estranhamento, técnicas de colagem.
O surrealismo influenciou a escultura, a pintura, a literatura e o cinema. Fontes apontam que suas origens se situam no trauma coletivo trazido pela Primeira Guerra Mundial e na epidemia de gripe de 1918.
Narra-se que os surrealistas pretendiam utilizar a arte para instigar uma revolução social e, revolucionar a percepção humana, além de repensar o sonho, recordar os afetos que nos fazem evoluir e sair da passividade para a denúncia contra as afrontas contra a dignidade humana.
O surrealismo é um dos movimentos de vanguarda europeia. Surgido em 1919, mas oficialmente fora criado em 1924. Está ligado historicamente ao período localizado entre a Primeira e a Segunda Grande Guerra Mundial, após a derrota do império alemão, quando o Velho Continente fora redesenhado e novos países surgiram.
Quando também a Rússia iniciava nova trajetória política e econômica após a Revolução de 1917 e, quando alianças foram criadas ou confirmadas, e tratados assinados, tais como o de Versalhes que trazia imposições severas à nação alemã.

Na época, todos os países europeus estavam imersos numa crise econômica.
O cenário da época era de reconstrução, sacrifícios e muitas incertezas quando nasceu o movimento surrealista que abandonou a triste realidade sociopolítica para explorar o inconsciente, e sua principal influência foi o psiquiatra Sigmund Freud (1856-1939), o pai da Psicanálise e grande investigador do inconsciente humano.
Em nosso país, o movimento não existiu propriamente. Apesar de que alguns artistas modernistas foram influenciados por tal estética. É o caso dos pintores como Ismael Ney (1900-1934), Cícero Dias (1907 a 1934), Tarsila do Amaral (1886-1973) e o poeta Murilo Mendes (1901-1975).
A principal precursora da arte surrealista no Brasil foi Tarsila do Amaral. Tanto que sua obra, “O Abaporu”, é uma das mais conhecidas e importantes do movimento aqui no país. “O Abaporu” é um clássico da arte surrealista brasileira.
Outra influência importante no movimento surrealista foi Carl Jung, fundador da psicologia analítica, conceituou o inconsciente como a parte mais profunda da mente, que influencia o consciente. Ele acreditava que o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo são diferentes, e que ambos são importantes para a compreensão do comportamento humano. 
Inconsciente pessoal: É composto por sentimentos e ideias reprimidas, desenvolvidas durante a vida de um indivíduo;  Inclui o esquecido, o reprimido, o subliminarmente percebido, pensado e sentido;  Os complexos são um elemento importante do inconsciente pessoal. 
Inconsciente coletivo:  É herdado e não se desenvolve individualmente; É composto por sentimentos, pensamentos e lembranças compartilhadas por toda a humanidade; É um reservatório de imagens latentes, chamadas de arquétipos ou imagens primordiais; Afeta as emoções e os comportamentos do consciente.

Jung defendia que o inconsciente cria o consciente, sendo, portanto, a “mãe da consciência”. Ao mergulharmos no inconsciente, podemos acessar as raízes mais profundas da psique e entender melhor nossos padrões e comportamentos.
Em 1934, Salvador Dalí foi expulso de um grupo de surrealistas. Na ocasião, ele declarou: “Eu sou o próprio surrealismo”. Considerado por muitos o mestre da arte surrealista, o espanhol afirmou em alguns episódios que seus quadros eram “fotografias de sonhos pintadas à mão”.
Em 1939 é expulso do grupo artístico surrealista, pois estes adotavam em quase sua totalidade a orientação política marxista, e Dalí, por sua vez se declarava anarco-monárquico.
Alguns dos principais artistas do surrealismo são:
Salvador Dalí: Pintor espanhol que se destacou pela ousadia e anarquia de suas obras; 
René Magritte: Pintor belga que produziu obras como Valores Pessoais (1951) e Império da Luz (1954); 
Joan Miró: Pintor espanhol.

A principal mensagem do surrealismo é a valorização da fantasia, do inconsciente e da expressão livre do pensamento. O movimento buscava representar o que está além da realidade objetiva, desafiando a lógica e a razão.  

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 11/02/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete

iDcionário Aulete