"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos



 As festas de fim de ano traduzem momentos de reencontro, confraternização entre familiares, conhecidos, colegas de trabalho e amigos. César era o engenheiro-chefe. Na sua seção trabalhavam duas secretárias, Anna e Lidiane. E, ainda, os estagiários Samuel e Miguel...  A seção junto com as demais da construtora organizaram uma festa de fim de ano, reunindo todos os setores da empresa. César era um sujeito reservado e até sisudo. Era o temperamento dele. Não ria de quase nada. Era tímido e contido.  As secretárias eram simpáticas e amáveis...O que equilibrava o ambiente. Havia o amigo-oculto, que fora sorteado uma semana antes, César tirou Anna e, Lidiane tirou César. O presente era na faixa de duzentos reais... César ganhou uma camisa de marca, na cor rosa. Odiou, mas Lidiane deu-lhe o cartão da loja caso desejasse trocar a cor da camisa. Era um rosa claro quase bege, não era nada berrante. Mas, o macho-alfa que era César, jamais pensou usar algo nessa cor. Lidiane ficou constrangida. César deu a Anna uma bolsa de marca, em valor bem superior aos duzentos reais. Anna adorou... Mas, Lidiane ficou constrangida, pois todo mundo encarnou na escolha da cor da camisa... E, ela atalhou: - Gente, é quase bege...  E, então Samuel disse, vc não percebe nada, tantos anos trabalhando com César e não observa as cores que ele usa... O máximo que ele chega é no cinza... Entendeu, Lidi? Lidiane ficou preocupada em ser demitida pelo erro tão banal. Então, Miguel a tranquilizou... ele é sisudo mas é justo. Não vai lhe demitir. Mas, não repete isso, ok? Essas festas de fim de ano recriam um pequeno inferno, há de se ter muita habilidade para simplesmente sobreviver.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 04/12/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete

iDcionário Aulete