"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Lado feio da cidade. BVIW

Lado feio da cidade.

 

 

 

Primeiramente, é importante constar que feiura é conceito subjetivo tendente a sofrer por questões sociais, intelectuais e até morais. O excesso de arranha-céus, pessoas, veículos e poluição sonora e atmosférica enfeiam qualquer locus do planeta. Por vezes, a cidade parece mesmo um grande manicômio a céu aberto, onde a linguagem é a violência, onde a economia é pautada na pobreza extrema, o comportamento contaminado pelo alcoolismo e a decoração é feita de pichações alusivas às facções criminosas. Enfim, o esse lado da cidade revela a falência do Estado, dos poderes públicos, das autoridades que não controlam nada. Aqui, no Rio de Janeiro, nas comunidades, os entregadores de i-food precisam de prévia autorização dos "donos dos morros" para fazer as entregas e adentrar na favela. Quem não respeitar corre o risco de morrer a tiros ou por meio de espancamento. No lado feio da cidade, o feminicídio é frugal, o estupro é encarado como prática recorrente. E, ainda existem os insanos que dizem que é forma de amor... Por favor, me dê o ódio, pois essa feiura é demais para um coração romântico e humanista. Precisamos lutar diariamente pela preservação da dignidade humana, pela sobrevivência honrada e, ainda mais, pelo direito à moradia, à educação, à ir e vir, direito ao trabalho e, principalmente, direito das mulheres que são autênticas guerreiras diante de tantas tragédias contemporâneas.

 

 

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 07/08/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete

iDcionário Aulete