"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


 

O Minotauro ou o Touro de Minos é  criatura da mitologia grega com corpo de homem, cabeça e cauda de touro e que habitava o labirinto do Rei de Creta, Minos. De acordo com a lenda esse labirinto fora construído por Dédalo, arquiteto grego, com o fito de proteger a população da feroz criatura.

O Minotauro era filho do Rei de Minos e nasceu na Ilha de Creta. Nascera da união entre sua mãe chamada Pasífae e um touro branco, que segundo Poseidon, rei dos mares, seu pai deveria matá-lo, no momento em que ele chegasse. O Rei de Minos, certo de que Poseidon não notaria a diferença entre os touros, acabou por sacrificar outro animal. Pois quando observou o touro branco, resolvera não matá-lo pois ficou admirado e encantado com sua beleza.

Esse episódio surgiu no momento em que Minos, desejando ser o Rei de Creta realizou um pedido ao Rei dos Mares, Poseidon e, aceita o pedido, porém, com uma condição de que sacrificasse o touro que sairia do mar. Porém, como Poseidon ficou descontente diante do ato de traição do Rei de Minos, resolveu amaldiçoá-lo e, assim, sua esposa se apaixonou pelo touro branco, o qual se negou a sacrificá-lo. E, como Pasífase apaixonou-se pelo touro e, com ele nasceu uma bizarra criatura feroz, que era o Minotauro.

E, assim, o Rei de Minos, muito preocupado com as consequências que trariam a seu povo e sua cidade essa criatura, resolveu construir um labirinto. O labirinto foi construído na cidade de Cnossos, na Grécia, no subsolo do Palácio de Minos que, todavia, foi edificado pelo arquiteto e inventor Dédalo.

Segundo a tradição alquímica, o labirinto simboliza os desafios e as aflições que os iniciados precisam passar para se aperfeiçoar espiritualmente e, assim, galgar a tão sonhada pedra filosofal, isto é, a absoluta perfeição. Na mitologia grega, o labirinto de Creta construído para alojar o Minotauro, monstro que era metade homem e metade touro, a quem eram oferecidos regularmente jovens que eram devorados pelo monstro.
Ressalte-se que os labirintos existem desde o Antigo Egito, há cerca de quatro mil anos e, se encontram presentes em muitas religiões e culturas, sendo comum existir em construções de antigas catedrais. A palavra labirinto deriva de labrys, o "machado duplo" sagrado de Creta, usado no ritual sagrado de morte do touro, e significa "Casa do Machado Duplo". 

Na tradição da Cabala judaica, o labirinto é associado a Salomão e tem uma função mágica ligado ao percurso para atingir a Grande Obra. Por outro lado, o labirinto é uma representação do ser interior e do conhecimento esotérico, nos caminhos da renovação mística e da ressurreição espiritual. Este significado de transformação do eu e de evolução pessoal, em que o espírito vence a matéria, poderá também estar na base do labirinto desenhado por Leonardo da Vinci, em que o movimento espiral que conduz ao infinito representa tanto a renovação cíclica como o caminho sem fim e intemporal.

Por conseguinte, Minos derrota Atena, deusa das artes e da sabedoria, matando um de seus filhos. A partir disso, como vingança, a Deusa resolve enviar sete mulheres e sete homens atenienses para o labirinto do Minotauro todos os anos com o intuito de matar a criatura.

Durante três anos foram sacrificados muitos homens e mulheres atenienses. Alguns foram devorados pelo Minotauro ou perdidos em seu labirinto. Assim, Teseu, considerado um dos maiores heróis gregos, filho do Rei Egeu, decide ir a Creta e enfrentar o Minotauro.

Contudo, ao chegar, apaixona-se por Ariadne, filha do Rei de Minos, que lhe concede um novelo de lã e uma espada mágica a fim de enfrentar a criatura. Teseu enfrentou o Minotauro e acabou por vencer a luta. Assim, ele consegue sair do labirinto devido ao fio de lã dada por sua amada e deixado durante o percurso para marcar a saída.
Esse episódio não somente tornou Teseu um dos mais importantes heróis da Grécia, bem como estreitou os laços entre as duas cidades gregas: Creta e Atenas. Minos é  criatura da mitologia grega com corpo de homem, cabeça e cauda de touro e que habitava o labirinto do Rei de Creta, Minos.

O Minotauro foi morto por Teseu e seu nome de nascimento era Astério. Existem versões conflitantes sobre como Teseu matou Minotauro. Uma versão cogita que ele matou Minotauro com as próprias mãos. Outra versão, conta que ele matou o monstro com a espada de Egeu, o pai de Teseu. Já uma terceira versão conta que Minotauro foi morto por Teseu com o auxílio de uma maça de armas.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 01/07/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete