O cantar do galo
A primeira atividade diária dos galos é a de cantar. Eles cantam não para nos acordar, mas para demarcar território e indicar que quem manda naquele espaço é ele”, salienta. Ou seja, como os galos são animais territorialistas, o canto antes do amanhecer serve para que ele demarque seu território. Existe uma explicação científica para isso ou tudo não passa de mais uma dúvida sem resposta? Somente em 2013 é que os cientistas conseguiram chegar a algumas soluções, mas elas definitivamente não são a última palavra. Ainda há muito sobre o que pesquisar, mas algumas coisas já podem ser resolvidas.
"Nossos dados preliminares sugerem que o galo melhor classificado tem prioridade em cantar pela manhã e o menor é paciente o suficiente para esperar e segui-lo todos os dias", diz Yoshimura. Ou seja, para os cientistas, a iluminação nada tem a ver com a preferência das aves pelo fim da madrugada e existe, sim, uma hierarquia entre eles.
Ou seja, o verdadeiro motivo pelo qual os galos cantam no período da manhã ainda não é totalmente compreendido. Marcar território ou reagir a estímulos? Mesmo depois de milhares de anos, a pergunta ainda não foi respondida definitivamente. Quando nos referimos ao mundo animal, sempre existe uma dúvida que não pode ser solucionada.
Com o crescimento da agricultura urbana e suburbana, a presença de galos nas cidades e subúrbios está cada vez mais comum. Os galos, como você já deve ter notado, não cantam somente ao nascer do sol. Em média, um galo canta de 12 a 15 vezes por dia! Não é possível silenciar o canto de um galo, mas você pode diminuir o volume de sua assinatura sonora ajustando o estilo de vida de seu galo, transformando sua gaiola em uma caixa a prova de luz, ou colocando um colar em seu pescoço.
Cientistas japoneses determinaram em um estudo que os galos cantam ao amanhecer porque seu relógio biológico reconhece as horas, embora não tenham descartado que a luz natural também seja uma influência. A expressão "galo cantar a noite" é baseada na observação de que os galos geralmente cantam ao amanhecer, anunciando o início do dia. Portanto, quando um galo canta durante a noite, isso é considerado algo estranho e fora do padrão natural. No espiritismo, o canto do galo durante a noite pode ser interpretado como um aviso espiritual, indicando a presença de espíritos ou energias negativas no ambiente. No tarot, numerologia, horóscopo e signos, não há uma interpretação específica para o canto do galo durante a noite. Essas práticas geralmente se concentram em aspectos mais amplos da vida e personalidade das pessoas.
No Candomblé e umbanda, o canto do galo durante a noite pode ser interpretado como um sinal de proteção espiritual ou como a presença de entidades espirituais ligadas à natureza. Na espiritualidade em geral, o canto do galo durante a noite pode ser interpretado como um aviso ou sinal de que algo está fora do equilíbrio espiritual ou energético. O ditado "galo cantar a noite" é uma expressão popular que é usada para descrever algo incomum ou fora do comum. Seu significado pode variar dependendo do contexto e da cultura em que é aplicado. É importante entender que o ditado é apenas uma expressão idiomática e não possui um significado literal.