"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


O rio de minha vida trouxe-me esquecimentos providenciais. A areia salina e fina a escorrer dentro da ampulheta. Meus olhos embaçando vagarosamente e de grão em grão construiu-se um deserto imensurável de tempo e silêncio. Você tocou minhas mãos, falou-me palavras doces e gentis... E, meus olhos debruçados sobre o horizonte de sua alma, só via sombras, fumaça e fuligem. Ama-se tanto quanto se desama-se.

O poeta tinha razão, o que pode uma criatura fazer nesse planeta que não amar e desamar... Intrepitamente. Constantemente, num ciclo virtuoso. Em elipses violentas e cálidas.

Encontrar um grande amor do passado parece o mesmo que assistir um clássico filme em preto e branco... as vezes dá vontade de rir, outras vezes, dá vontade de chorar... Arre... como sou bipolar!. Nem todas as palavras foram ditas. Nem todos os silêncios foram sagrados. E, pior nem todas as sombras receberam a luz que mereciam...
Os rios rumam para desaguarem no mar... Um filete de infinito vai mergulhar no mais profundo infinito e, mais enigmático. Será que trouxeram tudo? Desaguaram todas as mágoas, raivas e ressentimentos. Ou ficaram pintadas nos cantos como se fossem damas de companhia.  Dei-lhe um abraço afetuoso. Sorri meio que Mona Lisa. E, depois me despedi com au revoir... para ainda seguir a verve romântica que quase não tive.
Sua voz maviosa. Seu olhar lânguido e, meu olhar incrédulo em ver tantas recordações arquivadas em sua alma... Senti-me cruel e nefanda. Despedi-me, mais uma vez, dessa vez sem olhar para trás. Fiz sinal para um taxi amarelinho que nem meu sorriso. E, partir... quase esqueci de dizer para o motorista para onde ir... Mas, o importante é mesmo seguir em frente. Adelante.
 

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 05/02/2024
Alterado em 06/02/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete

iDcionário Aulete