"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

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A busca desenfreada por satisfação parecer entoar a marca da cultura narcísica contemporânea, tornando-se indispensável o "ser feliz", ainda que calcado numa imagem superficial e de aparente felicidade.  Vivenciamos a era das transformações, da desconstrução de valores consolidados, da transformação da cultura, da ética e do fracasso de certas ideologias clássicas da sociedade e, a era em que tudo é mutante e mutável, onde as certezas e as esperanças desaparecem sem deixar rastros. Nossa sociedade mantém-se a lógica econômica sob o jugo do efêmero, e são houver a criação regular de novos modelos e novidades, perde-se a força de penetração no mercado e, então, enfraquece sua marca e seu consumo. O mercado contemporâneo capitalista mundial vivencia uma liberdade ilimitada, cuja ideologia globalizante derruba fronteiras do pretenso poder absoluto. O livre mercado é, de fato, o sistema vitorioso e comprovado pela história, só nos resta integrar-se à ele e à sua dinâmica. Enfim, o consumo é medido de uma vida bem-sucedida, da felicidade e, mesmo da decência humana. Os excluídos dessa sociedade de consumo, aqueles cujos meios não estão à altura dos seus desejos. A estrutura social não mais está pautada na divisão de classes econômicas, mas sim, entre grupo de consumidores e não consumidores. Vige a estratégica da exclusão de classes perigosas e estranhas à era do consumo. Perfaz-se a fórmula que, para os agentes do mercado globalizado, oferece-se literalmente de tudo, todos os incentivos e doa a plena liberdade, já para os excluídos do mercado, nada se põe, nada de proteção, nem oportunidade e quiçá liberdade. Quase todas as respostas sociais estão condicionadas por normas e regras, vedando a espontaneidade, o que restringe tanto a capacidade de percepção como de criação. A pessoa não é mais que mera peça da enorme engrenagem, sem possibilidades de criar o próprio destino e, assim, não tem a verdadeira participação na sociedade. Quando o olhar se distancia, podemos ter a percepção para ler essa semântica e compreender todo o contexto, onde vigem fatos, sentimentos e crenças numa dinâmica frenética e feroz.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 11/11/2023
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