Halloween
Ou Dia das bruxas é celebração popular de culto as mortoss comemorada no dia trinta e um de outubro.
O termo originou-se da expressão em inglês All Hallow's Eve (Véspera de Todos os SSantos) pois é comemorado
antes do feriado de 01 de novembro.
A cultura é muito presente em países de idioma anglo-saxão, sobretudo, nos EUA. O feriado ganhou com o passar
do tempo grande popularidade tanto que é comemorado em menor escala em boa parte do mundo. A tradição fora
levada pelos irlandeses, onde a data é considerada feriado.
A festa é originária dos antigos festivais celtas chamados de Samhaim e que marcavam a passagem de ao e a chegada do inverno e, para os celtas, o início do inverno simbolizava a apromixamção entre o mundo e o Outro Mundo, onde vivem os mortos.
A Lanterna de abóbora ou Jack o'lantern tem base em conto celta sobre um rapaz proibido de entrar no céu e no inferno que vaga eternamente com sua lanterna em busca de descanso. O entalhe de abóboras originou-se nos EUA pois, na falta de nabos, inseriam velas no interior das abóboras entalhadas para afastar os espíritos.
Acredita-se que os adereços como máscaras e fantasias serviam para enganar os espíritos que não reconheciam os humanos e continuavam a vagar pelo mundo sem incomodar.
Para os celtas, os mortos assumiam, entre outras formas a de esqueletos e fantasmas. Com os festejos havia o uso de fogueiras que atraiam os morcegos.
Trick or treat... gosturas ou travessuras teve origem na Grã-Bretanha e também se popularizou nos EUA nos anos cinquenta.
E, trata-se de atividade dirigida às crianças que batem a porta procurando doces ou dinheiro. E, caso quem atendesse não desse nada, as crianças faziam alguma travessuura na sua casa. Grande parte da tradição de Halloween no Brasil é influenciada por cursos de idioma que promovem a data como forma de inserir os alunos na cultura dos países de língua inglesa.