"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Chegou a primavera.

 

O equinócio da primavera começa hoje, no dia 23 de setembro de 2023, exatamente às 3:50h. Enfim, a nova estação nos traz temperaturas mais amenas que gradualmente irão aumentar a medida que nos aproximarmos do verão.

Afirma-se que a primavera começa neste horário pois é quando acontece o equinócio de primavera no hemisfério sul. Já no hemisfério norte ocorre o equinócio de outono.

Lembremos que a primavera bem como as outras estações do ano só acontecem porque a Terra, nosso planeta, orbita o sol com a inclinação de 23,5 graus. E, assim, conforme nosso planeta se move ao redor da estrela de quinta potência, a quantidade de luz que cada região recebe muda um pouco a cada dia.

As referidas variações são responsáveis pelos solstícios e equinócios. Aliás, os equinócios e solstícios não acontecem sempre nos mesmos dias, assim, o início exato das estações varia um pouco a cada ano... assim, por vezes, a primavera poderá começar no dia 22 de setembro em alguns anos e, noutros, no dia 23.

A palavra equinócio advém do latim e significa noite igual ao dia. E, tal igualdade é resultante da leve inclinação do planeta Terra em sua jornada ao redor do Sol, que faz com que diferentes partes do mundo recebam mais ou menos luz durante o ano.

O fenômeno das mudanças de incidência da luz ocorre duas vezes por ano, que é quando o Sol passa diretamente sobre o equador e, assim, os dois hemisférios da Terra recebem quase a mesma quantidade de luz.

Os hemisférios são iluminados igualmente no equinócio porque nenhum dos polos está mais próximo ou mais afastado do nosso astro, de modo que o dia e a noite duram doze horas. Outros aspectos interessantes dos equinócios é que, nestes dias, o Sol nasce bem no Leste e se põe no Oeste.

Enquanto o equinócio marca o momento em que os dois hemisférios do planeta recebem a mesma quantidade de luz, o solstício acontece quando um dos polos está mais inclinado em relação ao sol, enquanto o outro está mais afastado. Assim como os equinócios, os solstícios também acontecem duas vezes por anos. Durante o solstício de verão, o hemisfério mais inclinado para o Sol recebe maior luz e tem dias mais longos. Já no de inverno, o hemisfério mais afastado do sol recebe menor incidência da luz solar, e, as noites ficam mais longas.

Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro.

Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro, definindo as mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul.

"A primavera é considerada a estação do ano mais agradável para alguns, devido a suas temperaturas amenas e ao aumento da umidade do ar que lhe são característicos. A floração, ou desabrochamento das flores, modifica a paisagem, tornando-a mais alegre e contemplativa.

Os animais também apresentam comportamentos específicos nessa estação. Muitos tendem a sair do seu período de hibernação. Há mudança também no comportamento de animais polinizadores, como os beija-flores e as abelhas. Devido ao florescimento de algumas espécies, esses animais aumentam a sua atividade, interferindo significativamente no ciclo reprodutivo dos vegetais."

"As chuvas costumam ser frequentes nos fins de tarde ou no período noturno e intensificam-se na medida em que o verão se aproxima. Por esse motivo também, muitas pessoas costumam dizer que durante a primavera o clima fica mais agradável."

As flores desabrocham na primavera em razão de vários fatores, mas principalmente, com o aumento gradativo das temperaturas e algumas espécies se destacam é o caso de girassóis, hortênsias, hibisco, violeta, dama da noite, jasmim-estrela, rosas, orquídeas e tulipas.

Poeticamente, na maioria das vezes, é sinônimo de otimismo, vitalidade, energia ou plenitude. Do ponto de vista artístico, a literatura e especialmente a poesia se dedicaram à primavera. Em muitas ocasiões, apresenta-se como uma metáfora da vida. Assim, os elementos da primavera representam um símbolo do humano.

 

 

Referências

CASSITA, Danielle. Primavera começa neste sábado, 23 de setembro de 2023. Disponível em: https://canaltech.com.br/espaco/primavera-comeca-neste-sabado-23-de-setembro-de-2023-264205/ Acesso em 23.9.2023.

FEIJÓ, Adriana. Primavera simboliza ciclo de prosperidade. Disponível em: https://www.personare.com.br/conteudo/primavera-simboliza-ciclo-de-prosperidade-2-m2815 Acesso em 23.9.2023.

SOUSA, Rafaela. "Primavera"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/primavera.htm. Acesso em 23 de setembro de 2023.

 

 

 

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 23/09/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete