"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Leão de Nemeia

De fato vigem diversas versões sobre a origem deste leão, cogitam alguns que seria irmão da Esfinge de Tebas sendo considerado terrível em face de seu tamanho imenso e a dureza de sua pele posto que seria praticamente impenetrável. 
A tarefa de matá-lo foi o primeiro do doze trabalhos que o rei Euristei de Tirinto impôs a Hércules e que o semideus cumpriu para atingir a imortalidade de acordo com o conselho de oráculo.
Já em outra versão se refere que Hera pedira a Selene que o criasse e, o fez a partir da espuma do mar que tinha fechado num bau. E, Tal bau parou em Nemeia e fora transportado no cinto de Íris. Consta que Selene horrorizada com o ser que tinha criado deixou-o cair perto de Nemeia, no monte Treto e, ele fora aterrado numa caverna contendo dus entradas, e a partir desse local foi usado como instrumento de Selene para castigar o seu povo e por não ter cumprido o sacrifício que lhe era imposto. 
Numa terceira versão, teria nascido do Cão-estrela Ortro e da Quimera ou Equidna ou de Tífon.
Hércules tentou matar o leão com flechas sem sucesso, visto que o animal nem as sentiu; tentou matá-lo com a sua espada mas esta dobrou-se; finalmente, conseguiu apenas provocar zumbidos nos ouvidos do leão ao bater-lhe com a maça na cabeça. Hércules apenas conseguiu matar o animal quando entrou na caverna e lutou com ele corpo a corpo. Nesta luta apenas perdeu um dedo, tendo conseguido sufocar o leão até à morte. De aí em diante Hércules passou a usar a pele do leão às costas e a cabeça do animal sobre a dele próprio, tendo sido os únicos instrumentos capazes de a rasgar as garras do próprio leão.

No geral, associa-se sua parentalidade à deusa Selene e a Zeus, como fruto da relação extraconjugal que o deus dos deuses teve. Entretanto, existem algumas versões que colocam o leão como filho do Cérbero e Quimera e até mesmo de Tifão e Equidna.
De qualquer modo, esse personagem da mitologia grega era um grande monstro que vivia na planície de Nemeia, no Peloponeso. Basicamente, o Leão de Nemeia vivia no fundo de uma caverna escura, tendo sido concebido por Selene como uma forma de vingança. Sobretudo, a deusa da lua o criou para se vingar dos homens da cidade que haviam a expulsado.
Nesse sentido, o leão é descrito como uma terrível criatura, mas também muito poderosa. Comumente, apresentam o monstro mitológico com garras capazes de perfurar o crânio de seus inimigos, com dentes de uma mordida potente e um tamanho assustador. Porém, o principal mito associado a ele tem relação com as doze tarefas de Hércules.

Em resumo, o Leão de Nemeia representa o orgulho humano em seus diferentes níveis, mas também a constante luta para vencer as nossas feras internas. Por outro lado, a imagem do leão enquanto animal tem relação com a natureza, pois essa espécie é tida como o rei da floresta. Nesse sentido, a figura mitológica também está associada ao ideal de grandeza e poder em cada indivíduo.
Desse modo, quando a pessoa mata o leão e veste sua pele, no sentido figurado de dominar os próprios medos e inseguranças, significa que ela está se livrando daquilo que a dominava. Assim como fez Hércules, serve como um lembrete da vitória pessoal e da retomada da própria identidade.

A luta de Héracles ou Hércules com as feras representa a constante luta que temos para conter a fera que mora dentro de nós, ao mesmo tempo que preservamos nosso instinto vital e criativo. O leão está sempre associado à realeza e, mesmo em sua forma destrutiva, é o rei dos animais, egocêntrico e selvagem, o princípio infantil. Dessa forma, sempre que derrotamos e vestimos a pele do leão, as opiniões dos outros que antes nos intimidavam, já não tem mais valor pois estamos vestidos com uma poderosa couraça, nossa própria identidade.

Por fim, Hércules transformou o pelo do animal em uma túnica, que o tornou indestrutível. Ademais, fez um capacete com cabeça do animal, para sempre se lembrar de que a força não deve superar a razão. Desse modo, quando a pessoa mata o leão e veste sua pele, no sentido figurado de dominar os próprios medos e inseguranças, significa que ela está se livrando daquilo que a dominava.

 

Referências

Porto Editora – Leão de Nemeia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-07-29 13:24:35]. Disponível em https://www.infopedia.pt/$leao-de-nemeia
Acesso em 29.7.2023.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 06/08/2023
Alterado em 06/08/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete

iDcionário Aulete