"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Março de 2023.

 

Uma certa família poderosa tem se mostrado ser uma fábrica potente de escândalos... agora se refere a uma jóia que vale dezesseis milhões de reais... Faz-me tremer e os calafrios me rondam como cães hidrofóbicos... Pediram-me para lhe escrever uma carta para lhe fornecer uma vaga ideia de nosso pobre contexto político e social. Preocupa-me a pouca humildade ou a severa arrogância de alguns.. Vociferam tal qual selvagens alucinados. Afinal, alienação é mesmo intoxicante e, acho até infecto-contagiante... Apesar do medo inicial de passarmos para o lado negro da força. A saraivada de escândalos, condutas ilícitas e chavões tornam a atmosfera muito constrangedora e  densa. Não é à-toa que alguns chamam ironicamente de "América Latrina". No aspecto econômico, a inflação campeia livre, os alimentos encarecem, os empregos formais desapareceram, e tudo agora se resume no  expectativa meio ébria da Reforma Tributária.  Tem chovido muito e os desastres ambientais se asseveram também, com o desrespeito ao meio ambiente e desmatamento progressivo, o que se há de esperar?  

Querido leitor, sei que, por vezes, sente falta dessa bagunça tupiniquim, mas viver em lugar civilizado é outra coisa... Ademais, os paradoxos fluentes e incorrigíveis não são tão comuns... As vezes, tenho a impressão de participar ativamente de uma pândega.
Sei que apesar de distante, você não se desconecta dos acontecimentos. Desejo-lhe felicidades e, se preferir ficar definitivamente por aí... tenho certeza que você sabe o que está a decidir... Ruim mesmo é a madorna da indecisão. A insegurança ácida que corrói o cérebro e, nos cumprimenta de manhã, com o primeiro raio do sol... Ontem, fui ao médico. Ele prevê uma conexão entre a hipertensão e as crises alérgicas... na divagação clínica dele, fiquei a pensar que se tudo é emocional. Eu quero ser uma pedra e visitar então um arqueólogo.  Bem, apesar dos triviais problemas, tudo vai bem... na medida do possível. Os retrocessos e atrasos que ainda sofremos só serão solucionados, a medida que tenhamos maior consciência e, principalmente, coragem... Afinal, o que vida quer da gente é coragem... E ,um pouco de loucura para adicionar um tempero palatável. Abraços cariocas e beijos saudosos.
 

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 12/03/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete