"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


 

Em toda a família, seja ilustre ou nobre, ou ainda, plebeia existe um membro desajustado e que causa a dor de escândalos e constrangimentos.

É a ovelha negra, black lamb, brebis noir, Schaf Schwaze. No rebanho vive um animal insubmisso e difícil, é a ovelha negra. É figura recorrente na Europa, Ásia e nas Américas. O pobre animal era dedicado às forças obscuras da Terra, dos Deus telúricos, grandeza misteriosa de Tellus Mater na Grécia e Roma, Tétis e Gaea, mãe dos seres, inesgotável nutridora dos viventes. Tétis com Hélios e as Erínias tinham a missão suprema de vigilância sobre os mortas, fazendo observar a santidade dos juramentos e fiel observância da palavra dada, encarregando-se de fazer justiça, castigando no inferno o feio pecado da violação aos compromissos de honra.

Quando Páris e Menelau (Ilíada  III) pactuaram o duelo que decidiria a guerra de Tróia, o Rei Príamo oficiou como sacerdote, sacrificando uma ovelha negra, indispensável garantia. Era assim em 1180 antes de Jesus Cristo nascer. A ovelha negra é predestinada ao sacrifício, a marcada pelo Destino, a inevitável exceção em toda multidão do rebanho. Pela ambivalência, é um animal sagrado porque unicamente este será oferecido aos Deus da Terra. Ficou a Ovelha Negra, aos olhos de cristãos, uma reminiscência viva da religião condenada do paganismo, expressão sacrifical ao pecado ao erro e à desobediência dos preceitos divinos de outrora.

Assim, como o Bode e a Cabra não conseguiram acolhida nas lendas cristãs, a Ovelha Negra é uma sobrevivência pagã legítima. Está marcada para tristeza e desolamento doméstico. To be the black sheep of the family. Fernando era um pecador contumaz, muitas mulheres, bebida alcoólicas e, também jogos e toda sorte de pecados.  Sua família era extremamente religiosa tanto que a maioria de seus irmãos eram padres.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 23/01/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete