"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Há um sentimento passageiro que é a saudade de si mesmo. De todo aquele potencial que existia em sua essência que com o tempo foi esmaecendo-se, quando procuramos aquela versão nossa que era tão melhor do que esta que vivemos agora. Dá uma tristeza grande porque muitos sentem essa saudade e vivem aprisionados dentro dela, sem procurar aprender mais e aperfeiçoar-se a cada instante. Não precisamos viver aprisionados nessa saudade, pois é, impossível voltar ao passado. Mas, é possível fazer de nosso cérebro de amanhã seja melhor do que o de hoje e, para tanto só precisa realizar boas escolhas. Precisamos compreender as emoções e sentimentos. E, humildemente, prosseguir no caminho da sobrevivência com humildade, perspicácia e, principalmente, empatia. Somos todos humanos, demasiadamente humanos e, nos divinizamos quando podemos ajudar o outro e, melhorar o mundo a nossa volta. Sinto saudade daquela pessoa alegre que eu era, mas com a maturidade, nos tornamos menos capazes de pescar a felicidade no imenso universo, mas mesmo assim, somos capazes de multiplicá-la, basta compreender mais do que apenas julgar.

 

 

Tema: Sentimentos passageiros.
 

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 10/01/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete