"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


 

É bem inconveniente que alguns defeitos mais ocultos expostos publicamente. Descalvar era abater a vegetação cobrindo o cimo de um monte, ficando a elevação despida de arvoredo. Quando um cavaleiro comportava-se  de forma covarde, tornava-se indigno de seu título e da posição de fidalgo e, então era-lhe imposta a pena de descavalmento e, posterior expulsão das hostes privilegiadas. O castigo era ter a cabeleira cortada na mão do carrasco e perante a presença de todos os amigos e companheiros, testemunhas de humilhação indelével. Afinal, os cabelos longos eram atributos notórios da nobreza. E, o Cavaleiro com a calva à mostra estava degradado de sua condição aristocrática. Essa cerimônia se realizou pelos séculos XIII, XIV e XV e, o povo guardou essa imagem e chegou até a Portugal. O cavaleiro é o Emanuel Henriques que diante do perigo arredara e voltara para o castelo, afirmando ser impossível enfrentar o inimigo. Então Henriques fora descalvado pelo carrasco no átrio do castelo e perante toda corte. Destituído de ser cavaleiro, virou ferreiro e, foi para longe do castelo, a viver numa aldeota distante e praticamente vazia. Um cavaleiro precisa ser valente o tempo todo, e enfrentar todos os perigos sem o menor temor. Acreditar que sua armadura e destreza com a lança será a garantia de sobrevivência. Por isso, alguns ficavam com a calva à mostra.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 05/12/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete