"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).

professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Ao se descobriu o princípio da câmara escura. Assim, se você fechar completamente algum local, e depois fazer um pequeno fotografia propriamente dita só apareceu no século XIX, porém, sua ideia começou ainda na Antiguidade Clássica, quandorifício, a luz atravessa o buraco e projeta no interior da câmara fechada a imagem invertida do que acontece lá fora. Para a invenção da fotografia se concretizar bastavam congelar essa imagem. Há dois invetores o primeiro foi Henry Talbot, na Inglaterra e, Louis Daguerre, em França. O primeiro criou um fixador de imagens utilizando um papel tratado com cloreto de prata e depois mergulhado em uma solução de sal. Eis o resultado que era um negativo e poderia ser copiado diversas vezes. Daguerre, quatro anos mais tarde, captura as imagens em fina chapa de cobre revestida com sais de prata, que depois receberia vapor de mercúrio para garantir a fixação. Assim, tinha-se a imagem positiva, que não podia ser mais copiada. A qualidade obtidas do daguerreótipo era superior à das imagens tiradas por Talbot, tanto que esse método foi de grande sucesso por muitas décadas, até o aperfeiçoamento do negativo. O que a história oficial não conta que a fotografia pode ter sido inventado em nosso país, por Antoine Hercule Florence, francês que viveu durante muitos anos. E, depois de muitos experimentos,que incluiu até o uso de urina para fixação de imagens, desenvolveu uma chapa de vidro tratada quimicamente que capturava a imagem e, depois poderia repassá-la para o papel. Foi com a placa seca que deu-se a multiplicação das câmeras portáteeis. Em 1886, com George Estman passou a vendar a máquina que tirava fotos em um prático rolo de filme e  não precisava mexer com revelação. O slogan da Kodas: "Você aperta o botão e nós fazemos o resto". Enfim, a fotografia se popularizou.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 22/09/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
iDcionário Aulete