"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).

professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Os provérbios são igualmente chamados de ditados populares, em verdade, são frases sintéticas que transmitem ensinamentos sobre a vida, conhecimento e sabedoria popular. São ricos em imagens e se referem ao cotidiano, sendo aplicáveis as diversas situações humanas. Notabilizam-se por serem de fácil memorização e repetição, sendo o sumo da cultura popular de um país. Há provérbios religiosos, como por exemplo: "Quando os justos florescem, o povo se alegra, quando os ímpios governam, o povo geme". Tão antigo quanto popular, o provérbio português “quando um burro fala, o outro abaixa as orelhas” ganha importância adicional no ciberespaço. Em qualquer ambiente em que estejam mais de uma pessoa em interação verbal, a conversa fica mais compreensível se cada um falar a seu turno.  Vale apenas citar um provérbio chinês. “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso.” 

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 15/09/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
iDcionário Aulete