"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).

professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


 A história da fotografia inicia pelos idos de 1820, com o físico francês Joseph Nicéphore Niépce que criou as primeiras provas positivas, utilizando betuma da Judeia sobre uma placa de metal. E, preparou a solução que era uma espécie de envernizamento e o composto se tornava branco e insolúvel assim que exposto à luz. Depois de expor a placa metálica, cabia apenas que dissolver as partes que não haviam sido expostos, ou cuja exposição foi mínima, formando-se um jogo de contrastes. A primeira fotografia reconhecida remonta a 1826 sendo atribuída à Niépce. Não é uma obra de um só autor. Trata-se de um processo que contém acúmulo de progressos, trabalhando juntos ou em paralelo, ao longo de muitos anos. Atualmente, com a tecnologia digital modificou-se muito os paradigmas que norteiam a fotografia. A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens foi aliada à facilidade de integração com recursos de informática, como organização de documentos via internet, o que democratizou o uso de imagem fotográfica. O mais antigo conceito da câmara escura foi descrito pelo napolitano Giovanni Baptista Della Porta, em 1448 e, também era conhecido por Leonardo da Vinci, bem como outros artistas do século XVI que usavam para esboçar pinturas. A maior mudança recente, a partir do século XX foi a digitalização da fotografia o que minimizou custos, reduziu etapas e acelerou processos e facilitou produção e transmissão de imagens pelo mundo. A fotografia é técnica que usa a luz como base para reprodução de imagnes. Foi na Antiguidade Clássica quando surgiram os primeiros estudiosos que observaram que a luz fornecia possibilidades de representação de imagens.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 15/09/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
iDcionário Aulete