"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).

professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Por que o céu é azul? Sabemos que a luz branca é composta por todas as cores do arco-íris.  Deve-se a coloração do céuao fato que a luz azul tem comprimento de onde menor (mais curto) que o das demais cores de luz visíveis. Portanto, a luz azul é a primeira a se dispersar por todo líquido. Também justifica porque a parte mais próxima à fonte de luz ficava azulada, pois assim, o céu é azul porque essa luz de maior probabilidade de se dispersar na atmosfera.  

Sabemos que a luz se dispersa principalmente nas moléculas de ar, em vez de partículas de poeira. Trata-se de um fenômeno físico que ocorre na atmosfera denominado de espalhamento de Rauleigh. A radiação soclar é extremamente brilhosa e branca, mas comporta por várias outras tonalidades de cor, cada qual com um comprimento de onda específico. O que ocorre é que quando a luz penetra na atmosfera ela afeta os átomos de nitrogênio e oxigêncio, bem como as demais partículas componentes da atmosfera, dando origem ao espalhamento.
Este fato também ocorre pelo entardecer, quando o céu passa ter leve toque de vermelho ou laranja, devido
ao fato da luz percorrer caminho maior para chegar até nossos olhos.
Quando o Sol chega ao ocaso, sua luz se distancia da atmosfera fazendo com que o azul seja diluído. 
A partir daí, consegue-se perceber o tom avermelhado no céu por causa da onda de maior comprimento dessa cor.  O aparecimento do vermelho se deve à necessidade de uma onda se espalhar menos pela atmosfera por causa da  distância entre o astro e a mesma.
Percebam que para o vermelho ou laranja existir não precisamos eliminar o azul. Será que essa lógica física poderia fazer cessar a agressividade insólita dos políticos e seus séquitos Provavelmente, não.

Então, pense: quem ganha ou lucra com a bipolaridade dotada de máxima animalidade? A sociedade? O indivíduo? A família? Ou, simplesmente, outrem que não está nem um pouco preocupado com seu bem-estar, nem com a civilidade... Sei que a racionalidade está em todo ser humano. É verdade, que por vezes, dormindo em berço esplêndido. Mas, é indispensável acordar... é ver, como as coisas realmente são e, não continuar com meras suposições. A sabedoria é composta de muitos questionamentos e poucas certezas. Por essa razão que Sócrates disse: Só sei que nada sei...

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 22/07/2022
Alterado em 22/07/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
iDcionário Aulete