"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).

professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Sobre a escolha do tema

Queridas irmãs de letras e escritos.

 

Sei que alguns temas são, em verdade, espinhentos, é desagradável tais como esse tema que propus sobre o racismo, mas precisamos realmente escrever e devater para que possamos construir alguma consciência. É tremendamente injusto qualquer tipo de preconceito, mas o racial é de tamanha estupidez que ressalta não

apenas aos olhos, mas na realidade brasileira contemporânea.

Ressalto que nem mesmo no Velho Continente existem as famélicas raças puras, somos todos mestiços, fruto de grandes misturas de raças, etnias e cultras. Se aprendermos a aceitar as diferenças e, a prestigiar a dignidade humana, poderemos, ao menos, sonhar com uma sobrevivência dina e civilizada.

Desde já peço, humildemente, desculpas sinceras para quem não apreciou minha sugestão temática. Apenas, temas leves, pueris ou poéticos não serão hábeis a combater a miséria que representa o racismo. Muito obrigada a todas.

P.s. Há exatos cento e quatro anos nascia Nelson Mandela que pôs fim ao aparthed na África do Sul.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 19/07/2022
Alterado em 19/07/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
iDcionário Aulete