A cultura popular brasileira resulta num conjunto de saberes determinado pela interação das pessoas. Esta reúne
elementos e tradições que estão associadas à linguagem popular e oral. É fundamentadda em saber vulgar, de transmissão oral, embora se divida em componentes rurais e urbanos. Sendo transmitida de geração em geração. A cultura popular incluir o folclore, artesanto, música, dança e festas entre outros.
Detacam-se a literatura, a música, o teatro, a culinária, a dança e religião, entre outras manifestações. O folclore é composto por lendas e mitos transmitidos entre gerações e representam a herança cultural e social de um povo. Nota-se a forte influência da moral judaico-cristã e, o cristianismo constitui a maior influência na formação do povo brasileiro. A diversidade de hábitos e costumes morais também se deu por regionalismos.
Uma das características de boa parte das manifestações populares é a preferência por discurso claro e direto, por meio de vocabulário bem conhecido e compartilhável. Pode representar verdadeiras metáforas sobre a existência humana e o fato de serem fantasioso os contos populares pode abrigar aspectos mágicos e de encanatmaeneto, nem d elong tira destes sua extraordinária capacidade de referir-se à vida concreta e, ainda, especular sobre esta. Há ainda quadras populares que representam autênticas joias da literatura e podem significa uma introdução à poesia.
As idades neste mundo
Têm os quinhões desiguais
Moço pode mas não sabe
Velho quer não pode mais
Jurei, juraste, juramos
Juramos, jurei, juraste
Quebraste, quebrei, quebramos
Quebramos, quebrei, quebraste.
Você fingiu que me enganava
Eu fingi que acreditei
Foste tu que me enganaste
Ou fui eu que te enganei?
A cultura popular é guardada pela memória de cada guardião. Tem, portanto, imensa flexibilidade. Como cada um tem seu jeito de ser, o que temos são versões: de contos, de anedotas, da organização de festas, de brincadeiras, de receitas culinárias, de ritmos. Em cada lugar, a mesma manifestação popular pode aparecer de um jeito próprio, pois nada está fixado por textos. Eis porque o “improviso”, algo comum na cultura do povo, inexiste na cultura escrita e, mesmo, em nossas escolas. Improviso e criatividade são faces da mesma moeda e representam um potencial humano extraordinário.