"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).

professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


A cultura popular brasileira resulta num conjunto de saberes determinado pela interação das pessoas. Esta reúne
elementos e tradições que estão associadas à linguagem popular e oral. É fundamentadda em saber vulgar, de transmissão oral, embora se divida em componentes rurais e urbanos. Sendo transmitida de geração em geração. A cultura popular incluir o folclore, artesanto, música, dança e festas entre outros.

Detacam-se a literatura, a música, o teatro, a culinária, a dança e religião, entre outras manifestações.  O folclore é composto por lendas e mitos transmitidos entre gerações e representam a herança cultural e social de um povo. Nota-se a forte influência da moral judaico-cristã e, o cristianismo constitui a maior influência na formação do povo brasileiro. A diversidade de hábitos e costumes morais também se deu por regionalismos.

Uma das características de boa parte das manifestações populares é a preferência por discurso claro e direto, por meio de vocabulário bem conhecido e compartilhável. Pode representar verdadeiras metáforas sobre a existência humana e o fato de serem fantasioso os contos populares pode abrigar aspectos mágicos e de encanatmaeneto, nem d elong tira destes sua extraordinária capacidade de referir-se à vida concreta e, ainda, especular sobre esta. Há ainda quadras populares que representam autênticas joias da literatura e podem significa uma introdução à poesia.


As idades neste mundo

Têm os quinhões desiguais

Moço pode mas não sabe

Velho quer não pode mais​

Jurei, juraste, juramos

Juramos, jurei, juraste

Quebraste, quebrei, quebramos

Quebramos, quebrei, quebraste.

Você fingiu que me enganava

Eu fingi que acreditei

Foste tu que me enganaste

Ou fui eu que te enganei?

 

A cultura popular é guardada pela memória de cada guardião. Tem, portanto, imensa flexibilidade. Como cada um tem seu jeito de ser, o que temos são versões: de contos, de anedotas, da organização de festas, de brincadeiras, de receitas culinárias, de ritmos. Em cada lugar, a mesma manifestação popular pode aparecer de um jeito próprio, pois nada está fixado por textos. Eis porque o “improviso”, algo comum na cultura do povo, inexiste na cultura escrita e, mesmo, em nossas escolas. Improviso e criatividade são faces da mesma moeda e representam um potencial humano extraordinário.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 01/07/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
iDcionário Aulete