"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).

professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Mahatma Gandhi já nos ensinava que existem homens presos na rua e livres na prisão. Pois ser livre, é uma questão de consciência. Engana-se quem acredita que tem liberdade porque pode fazer o que bem quiser, na hora que desejar e, do jeito que lhe aprouver. Outros vinculam a liberdade ter muito dinheiro ou poder. Há os que não possuem nem o básico ou o mínimo para sobreviver. Tantos são os conceitos e reflexões sobre a liberdade. É um castigo emocional a tentativa vã de se enganar sobre ao verdadeiro sentido da liberdade. Aristóteles apontava que: " É livre aquele que tem em si mesmo princípio para agir ou não agir, isto é, aquele que é causa interna de sua ação ou da decisão de não agir. Assim, se suas decisões e atitudes não estiverem embasadas naquilo em que você acredita por essência, se você não tem força para seguir seus sonhos ou desejos, ou pior, sequer os têm, se sofre em demasia com medo de críticas, com dificuldades, desafios ou situações novas e inesperadas, se não enxerga a oportunidade nos problemas e conflitos, ou não conseque resolvê-los, se não tem consciência que aprender e desaprender renova e eleva, se não tem força suficiente para agir sobre um sim ou não, se o orgulho não lhe permite buscar o conhecimento e atualização constante, você definitivamente não é livre. E, se é dependente, é escravo. Os dependentes possuem notável dificuldade em tomar decisões e ainda necessitam muito de outras opiniões e aprovações, de heróis, de justificativas ou simplesmente de fugas. E, diante divergências não conseguem mostrar a falta de aceitação, e terminam por fazer exatamente aquilo que os outos querem ou fazer. A superação é característica primordial de quem é livre, assim como só é forte quem é livre. São os que duvidam sobre o que ouve ou dos comandos prêt-à-porter que recebem. Somente com a evolução é que somos capazes de eliminar as dependências e fazer nascer a verdadeira liberdade. Na batalha diária para ser livre, precisamos deixar aquilo que nos escraviza, tristeza, doenças, vícios, transtornos, timidez, opiniões e até a solidão. O inesquecível Fernando Pessoa nos legou uma lição:"A liberdade é a possibilidade de isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo."

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 13/06/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
iDcionário Aulete