"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).

professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Basicamente, existem sete tipos de cultura. A cultura representa construção histórica, sendo um produto coletivo da vida humana e implica obrigatoriamente num processo social composto de costumes, tradições, manifestações culturais e folclóricas tais como festas, danças, lendas, mitos, cantigas e, etc. A cultura é uma revelação fruto da aprendizagem social e conhece uma dinâmica poderosa que atua favorável à sobrevivência humana.

O primeiro tipo refere-se à cultura de massa sendo conjunto de ideias, valores e hábitos que se desenvolvem a partir da mesma matriz, seja notícia, múscia ou arte.  Atende as especificidades locais ou regionais. Serve, ainda, para promover o consumo, sendo típico comportamento do capitalista e expandido potencialmente a partir do século XIX.

O segundo tipo é a cultura erudita resultante de conhecimento adquirido via pesquisa e estudo nos mais diferentes campos do saber humano. Está disponível à poucos e representa forma de diferenciação social permitida pelo acesso ao conhecimento.

O terceiro tipo é cultura popular relacionada intimamente  com as tradições e saberes do povo, tais como folclore, festas, artesanato, músicas e dança. Ocorre de forma espontânea e orgânica e não depende de equipamentos culturais para sua disseminação.

O quarto tipo é a cultura material correspondente ao patrimônio cultural e histórico formado por elementos concretos e construídos pelo ser humanos mas diferentes civilizações. Exemplos peculiares da cultura material está nas igrejas, museus e bibliotecas e, também em obras de arte, utensílios e vestimentas.

O quinto tipo de cultura é a imaterial composta por elementos abstratos correspondente ao conjunto de saberes, tradições, hábitos, comportamentos, costumes e modos de fazer de certo grupo humano. Temos como exemplos os mitos, as lendas folclóricas, feiras populares, rituais, danças e culinária.

O sexto tipo é cultura organizacional é também denominada de cultura corporativa e reúne conjunto de elementos associados aos valores, missões e comportamentos de determinada organização. No contexto da globalização e dos estudos mercadológicos essa cultura cria padrões e funcionamentos dentro da forma de organização humana.

O sétimo tipo de cultura é a corporal relacionada ao comportamento dos seres humanos e, engloba danças, jogos, atividades e festividades. A cultura brasileira é bem peculiar por conta da intensa mistura de etnias que compõe nosso país, desde o descobrimento. E, que pode ser dividida em quatro grandes grupos, a saber: colonos portugues, os indígenas, os negros africanos e os erupeus que chegaram, principalmente, ao final do período da exploração dos escravos. A língua portuguesa é relevante elemento da unidade nacional, e serve de união de pontos de destaque da cultura nacional. A cultura popular tem muita importância para construir o que se entende por identidade nacional. Traduz a essência da brasilidade nossa de cada dia.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 13/06/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
iDcionário Aulete