"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).

professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


A cultura popular pode ser definida como qualquer manifestação cultural, ou seja, dança, música, festas, literatura, folclore, arte e, etc. em que o povo produz e participa de forma ativa. Um dos grandes estudiosos e divulgadores da cultura brasileira foi o historiador, antropólogo e jornalista Luís da Câmara Cascudo. Dedicou boa parte de sua vida ao folclore brasileiro e as manifestações do povo brasileiro. Mas, não podemos olvidar o escritor Monteiro Lobato. A cultura popular é resultante de interação contínua entre pessoas de determinadas regiões e recobre complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo. E, nasceu da adaptação do ser humano ao ambiente onde vive e engloba diversas áreas do conhecimento,  a saber: crenças, artes, moral, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes, artesanato, folclore e, etc. O mais importante não é o objeto produzido e, sim, o artista, o povo o que faz que a cultura popular seja sempre contemporânea ao seu lugar e tempo. Lembrando-se que o termo "povo" possui várias concepções, pois pode está relacionado às concepções ideológicas, políticas, sociais e econômicas. No âmbito das Ciências Sociais, há um efervescente debate sobre o que pode ser definido como povo. Para Câmara Cascudo é possível interpretar a cultura popular como resultado da "sabedoria oral", memória coletiva anteposta aos conhecimentos transmitidos pela ciência. A cultura popular é dotada de instinto de conservação para manter o patrimônio sem modificações sensíveis, uma vez assimilado. Enfim, a cultura popular é exatamente o resultado de todos  esses resultados, fundidos por processos mais inexplicáveis, viajando através do mundo, obediente aos apelos misteriosos que não podemos precisar. É o último índice de resistência e de conservação do nacional diante do universal, que lhe é, entretanto, participante e perturbador.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 07/06/2022
Alterado em 15/09/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
iDcionário Aulete