Jaciara tem como significado senhora da lua, dona da lua, ou ainda, nascida da lua. Jaci era a deusa da lua, e segunda a lenda tupi-guarani, fora criada pelo deus Tupã. Numa primeira lenda,Jaci era filha de Tupã e guardiã da noite e a deusa da lua. Responsável pela reprodução tendo o dom de despertar saudades no coração dos caçadores e guerreiros para que voltem sempre ao colo de suas amadas e de seus e, ainda, para que cuidem de suas famílias. Também era protetora das plantas, dos amantes e da reprodução. Seu belo nome vem da palavra tupi Iacy, que significa mãe dos frutos. E, conta a lenda que foi criada por Tupã, o grande criador e deus dos trovões e relâmpagos. A criou justamente para ser a Rainha da Noite e trazer simultaneamente a suavidade e temor para os homens. Depois, quando Tupã foi fisgado pelo seu charme, acabou se apaixonando por ela. Coloco-a a reinar longe de seus domínios.
Já outra lenda conta que Jaci fora criada por Guaraci ou Coaraci, o Sol. Onde Jaci seria irmã e amante do Deus Sol (Guaraci ou Coaraci) e, um dia, ele etava muito cansado e, por isso fechou os olhos para descansar um pouco. E, com os olhos cerrados, tudo foi abraçado pela escuridão e, então, para iluminar tudo enquanto ele dormia, criou a Lua, Jaci. E, era tão linda que Guaraci se apaixonou irremediavelmente por ela. Porém, infelizmente, quando abri os olhos, para admirá-la, logo a Lua desaparecia. Então, ele criou Ruda, o Amor e seu mensageiro, para que ele pudesse dizer a Jaci o quanto ele a amava. Além disso, criou também as estrelas, suas irmãs, para estarem com ela, enquanto ele dorme.
Estimada Jaciara Dias, mesmo quando você dorme, sua índole guerreira continua a zelar por todos, e nos faz crer na força da alma, das palavras e, principalmente, da esperança. Parabéns pelo seu aniversário que as lutas sempre renovem sua fé e suas forças para seguir defendendo a sobrevivência digna.