"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).

professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Hipátia foi uma das maiores pensadoras de seu tempo, mas, um fatídico dia entre os anos de 415 a 416 depois de Cristo, pelos caminhos traçados pels ruas da cidade de Alexandria, no Egito, quando uma turba de zelotes lideradas por Pedro, o Leitor mostraram toda sua indignação e ódio. Hipátia foi uma das primeiras mulheres a estudar e a ensinar matemática, astronomia e filosofia. E, sua morte brutal pois um grupo de homens, a retiram de sua carruagem, apedrejaram até a sua morte. E, depois esquartejaram seu corpo e, por fim, o queimaram. A morte brutal é atribuída por exacerbar o contlito entre duas figuras proeminentes, o governador Orestes e o bispo de Alexandria, Cirilo. Seu assassinato marcou o fim da Antiguidade Clássica. Um dos seus alunos foi o filósofo e bispo Sinésio de Cirene que lhe escrevia usualmente lhe solicitando conselhos. E, foi através desta cartas, que tomamos conhecimento que Hipátia desenvolveu alguns instrumentos usados na Física e na Astronomia, entre estes, o hidrômetro. Também desenvolveu estudos sobre a álgebra de Diofanto tendo escrito um tratado sobre o tema, além de comentários sobre os matemáticos clássicos, incluindo Ptolomeu. Também em parceria com o pai, escreveu um tratado sobre Euclides. Ficou célebre por ser grande solucionadora de problemas. E, quando lhe perguntavam por que jamais se casara, respondia que já era casada com a verdade. Hipátia serve de inspiração para uma carta de reclamação. Pois, vivo a dar sugestões temáticas que jamais são aceitas. Entendo que isso é pouco democrático, deveria a cada semana, um integrante propor o tema, sem passar pela censura dos demais. Assim, todos desenvolveriam,  em algum momento,os temas desejados.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 17/05/2022
Alterado em 22/05/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
iDcionário Aulete