"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).

professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Há um novo método para mensurar a pobreza. Não se trata de mera falta de dinheiro, há a privação de pelo menos seis garantias básicas como: educação, informação, trabalho infantil, acesso à água potável, saneamento básico e moradia.  Cerca 61% da população encontram-se privados desses bens mínimos e, portanto, de uma existência digna. Enfim, a miséria possui várias faces.  Os dados foram fornecidos pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e, foram utilizados por Unicef para configurar esse quadro dantesco. Nem o inferno descrito por Dante Alighieri trazia tantas desgraças cruéis, há milhões de crianças e jovens em nossa pátria que estão praticamente abandonados. Esse circo de horrores conta com a participação especial de políticos corruptos, aliados a negociantes inescrupulosos que vivem a saquear o Erário Públco e privam literalmente o futuro de gerações inteiras que deixam de estarem preparadas para responder aos desafios da quarta revolução industrial. A educação é fictícia, a informação é privada pelo oceano de fake news e de versões duvidosas. Vivemos num Estado inchado, com cada vez mais municípios, cargos, funções e, atualmente, vivenciamos uma alta na inflação dos gêneros alimentícios. Inexiste o desenvolvimento e o progresso econômico e, para piorar, em tempo de eleições vindouras, a mentira e a falácia prosperam cada vez mais. Minha indignação é para que consigamos banir os maus políticos que fulminam o futuro da nação. Mas, a história é implacável e, não poupará nenhum de seus algozes. As faces que mais me comovem é a das crianças que perdem sua infância e dignidade humana. Tomara que os milhões de jovens que habilitaram seu título de eleitor, lembrem dos mais necessitados para votar num governo melhor.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 10/05/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
iDcionário Aulete