"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).

professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


O verde é uma cor secundária resultante de duas outras cores, que são primárias, o azul e o amarelo... Será mais intenso se houver mais azul e, será mais tênue, se houver mais amarelo... O azul na simbologia se relaciona ao etéreo, ao céu e, a dimensão infinita da metafísica. Já o amarelo, a seu turno, representa o ouro, o sol e, a pujança da riqueza e da força. O verde significa esperança, saúde, liberdade e vitalidade. Simboliza a natureza, as árvores, florestas, o dinheiro e, até a juventude. Está associada ao crescimento, renovação e plenitude. A enorme relevância do verde, em minha opinião, está associado aos movimentos ecológicos que pleiteiam a preservação do meio-ambiente. Infelizmente, em nosso país, há baixa consciência ecológica, e no último ano, a Floresta Amazônia sofreu um desmatamento recorde, observada nessa última década. A história da cor verde é peculiar pois, originalmente, era pigmento venenoso e nada fácil de ser fabricado no passado. No Antigo Egito, era símbolo de regeneração e renascimento quando tentaram usar a malaquita, mineral de cobre para pintar paredes das tumbas, mas oxidava facilmente com o tempo. Entre os romanos antigos, inventaram uma solução que visava absorver as placas de cobre no vinho e criar o verdete, um pigmento que surge após o desgaste do metal. Essa mesma tonalidade que vemos em telhados de metal e em moedas antigas ou esculturas. Já os monges medievais usavam o verde para colorir os manuscritos. Na Idade Média, a cor da roupa indicava a posição social e a profissão da pessoa. O vermelho era destinado à nobreza, o marrom e o cinza eram usados pelos camponeses e, verde era usado para indicar comerciantes, banqueiros e também a baixa nobreza. Sim, desejamos a sobrevivência do verde e, a preservação do meio ambiente, mas antes, é imprescindível construir consciência ecológica. Apesar de ser associado à ecologia e todos os progressos na tecnologia das cores, a produção de corantes e pigmentos verdes ainda é difícil pois continuam apresentando substâncias tóxicas. O chamado Pigmento Verde 7 é utilizado em plásticos e papel e que contém cloro que se for consumido em quantido poderá causar doenças e até o óbito. O tom mais popular é o Pigmento Verde 36 que contém cloro e brometo, igualmente, potencialmetne perigosos. Alguns historiadores acreditam que um pigmento verde foi o que causou a morte do Imperador francês Napoleão Bonaparte em 1821, uma vez que o papel de parede de seu quarto exibia o tom mortífero.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 14/04/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
iDcionário Aulete