"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).

professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Tanto o pensamento como o ato de pensar são, respectivamente, etapas de processo mental ou faculdade do sistema mental. E, nos permite a modelar a percepção do mundo ao redor de si, e, com isso, lidar com este de forma efetiva e segundo suas metas, planos e desejos. As palavras nos ajudam a se referir aos conceitos e procedimentos similares que incluem a cognição, senciência, consciência, imaginação e ideia. Heureca! Foi com essa interjeição que Arquimedes, matemático grego comemorou o triunfo de encontrar a solução de problema difícil. Na ocasião, o Rei romano lhe pediu para Arquimedes aferir a honestidade do artesão da coroa, se era feita completamente de ouro, mas sem derretê-la. E, solução surgiu a Arquimedes quando tomava banho e, ao entrar na banheira cheia de ágia, percebeu que parte do volume do líquido transbordava, e concluiu assim que era possível medir o volume de qualquer corpo, por mais deformado, ou mesmo irregular que fose, utilizando apenas o líquido universal. Heurece, significa achei. O pensamento é a parte mais visível e palpável do espírito humano. Mas, o mundo suas verdades e paradoxos vai muito além do que eu, você e todos pensam...Por isso, precisamos todos dias labutar para construir o conhecimento, tijolo por tijolo, célula por célula, átomo por átomo... No fundo, pensar significa avaliar o peso das coisas. Nossa essência é pensar, e para tanto precisamos da dúvida. Portanto, quem pensa é consciente de sua existência, daí ser imprescindível a humildade.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 15/02/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
iDcionário Aulete