"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).

professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


 

A voz do milênio, Elza Soares, veio do planeta Fome. Foi um das primeiras ativistas contra o preconceito racial. E a gritar cantando numa música: "A carne mais barata do mercado, é a carne negra!". E, ainda, cantando "Línguas" de autoriade Caetano Veloso, não só se ouvia sua voz, mas tínhamos a superação constante que tanto impactou o samba, o jazz, a MPB e tantos outros ritmos onde desfilou o seu talento e maestria. Tantas vezes nos fez refletir diante de verdades cruas e não digeridas.

A voz do milênio, eleita por uma votação pela rádio britânica BBC, nos deixou farto legado e um exemlo de luta 
por vir da pobreza, por ser mulher negra, mãe e companheira. E, ainda, ser artista e cantora. O monumento que Elza Soares significa, jamais morrerá, será tal qual a phênix e ressuscitará das cinzas. E, conforme o sábio Ariano Suassuna nos disse:" Envolta do buraco, tudo é beira". Envolta de uma estrela tudo é luz e beleza que as trevas só fazem realçar.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 20/01/2022
Alterado em 21/01/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
iDcionário Aulete