"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).

professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


A alfabetização se refere uma habilidade de aquisição cognitiva básica, o que inclui a leitura e a escrita. Trata-se de um processo através do qual os educadores enfocam a fase inicial escolar, através do desenvolvimento das atividades de alfabetização que envolvem o aprendizado do alfabeto e dos números, a coordenação motora e a formação de palavras, sílabas, pequenas frases e textos.

Primeiramente, efetua-se a habilidade d eleitura e compreensão de textos e da linguagem, incluindo também a operação de números, que são competências indispensáveis para avançar aos níveis escolares seguintes.

A alfabetização consegue desenvolver também a capacidade de socialização do indivíduo, uma vez que possibilita novas trocas simbólicas com o meio social, além de possibilitar o acesso aos bens culturais bem como facilidades das instituições sociais.

Infelizmente existe também a incapacidade de compreensão de textos simples que é denominada de analfabetismo funcional ou semianafabetismo. O letramento é também é literacia e pode adotar alguns métodos e teorias durante o seu processo, partindo do letramento, que consiste em apresentar primeiro as letras, depois as sílabas, em seguida as palavras e por fim, as frases.

Alguns educadores entendem que a percepção da criança começa por uma mistura que capta o contexto em sua totalidade, sem se ater aos detalhes. E, neste método, os educadores apresentam então as palavras completas e apresentam seu real significado e sua construção.  A alfabetização tem como principal objetivo aquisição da habilidade de ler e escrever.

A alfabetização enquanto aprendizagem é um fenômeno ou método relacionado com o ato ou efeito de aprender. A aprendizagem estabelece ligações entre certos estímulos e respostas equivalentes, causando um aumento da adaptação d eum ser vivo ao seu meio envolvente. Faz parte da pedagogia, pois é uma modificação do comportamento individual em função da experiência .

A aprendizagem escolha se distingue por ter caráter sistemático, progressivo e intencional e pela organização das atividades que são os estímulos capazes de atender as finalidades e exigências da educação.

O dia 14 de novembro comemora-se o dia nacional da alfabetização, é quando devemos render honrosas homenagens as professoras que tanta devotam seu tempo, saber e afeto em abrir um novo mundo para seus alunos e, propiciaram nascer os gênios da literatura humana.
GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 17/11/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
iDcionário Aulete