Existem lutas necessárias. Temos responsabilidade por quase tudo. Aristóteles dizia algo fundamental: - "todas as pessoas éticas têm essa aretheia (compromisso) com a verdade". Toda pessoa ética briga mas pelas causas corretas. Porém, existem poucas causas corretas. Causas que realmente valham a pena.
Afinal, devemos relevar quase tudo. As causas pelas quais a vida vale a pena, são, por exemplo, família, ética e, a luta contra o preconceito. A perfectibilidade humana do caráter, afinal, o caráter pode ser transformado e melhorar progressivamente.
Lutamos todos os dias para ser uma pessoa melhor, mas somos derrotados muitas vezes. Para entender melhor as coisas e o universo dinâmico em nossa volta há ciclos intermináveis. Mas, sobreviver é lutar contra os insucessos e galgar paulatinamente os degraus da perfectibilidade. Nunca seremos perfeitos, mesmo quando morrermos. Deixamos arestas e falhas, mas também, deixaremos um legado.
O significado de muita herança é a afirmação de muitos valores. Creio na educação como meio não só de sobrevivência mas, de prosperiadade para todos. Sempre que puder, dissemine o conhecimento, explique as coisas de forma didática, tenha paciência com aqueles que tiveram menor oportunidade que você. Afinal, solidariedade é algo imprescindível.
É a única coisa que se multiplica, quando dividimos, é o conhecimento. Partilhe o que sabe, e verá que o universo lhe recompensará. E, por fim chegará a felicidade, conforme afirmou a poetisa Cora Coralina: "Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".