"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).

professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Todas promessas inverossímeis começam com: "de hoje em diante..." Então, o hoje e o agora se tornam marcos cruciais para um futuro incerto, inexato e imprevisível. É o óbvio nosso de cada dia. Eivado de tanta ignorância cáustica a devorar a vida e, aos poucos. Eis que alguns voiceferam: - a crise não existe! Quem dera que fosse o tom agudo ou em contralto de fonemas humanos capaz de transmutar a realidade. Ou, a bizarrice sedosa a derramar-se pelo chão, fazendo com que escorregássemos no caminho espinhoso, trilhado ainda por passos de principiante, pudesse fazer acertar nem que fosse por mero acaso. A falta de maturidade nos faz assumir promessas impossíveis.  
Todas as promessas que fiz, tanto aquelas que cumpri como aqueleas que não cumpri, algumas, confesso, vergonhosas, pois infectadas de romantismo repugnante. E, outras, simplesmente, inexequíveis, feitas por estar premida por "forças terríveis e misteriosas". Recentemente, jurei solenemente que deixaria de ser sincericida, ou seja, aquele que se suicida por explícita e exagerada sinceridade. Mas quem disse, que eu consigo? Afinal, temos que suportar ser, o que simplesmente somos.  Estamos condenados a ser livres e responsáveis. Nem que seja apenas de hoje em diante...
GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 14/07/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
iDcionário Aulete