"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).

professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


          
 
O Brasil jamais foi socialista. O socialismo nunca existiu aqui nesses pobres trópicos. É risível pretender que uma pátria mal parida que nem sequer consegue ser capitalista, desejar-lhe algo diferente do que simplesmente é...

O Brasil que já foi colônia, império e hoje parece ser uma república. Ainda luta por viver de forma democrática. Em estabelecer mínimos laços com o mundo.

Em fazer parte da aldeia global, apesar de perfazer elipses desfocadas... Temos uma história apagadiça. Nossos heróis são arremedos trágicos dos abismos onde se firmou boa parte da saga brasileira.

O Brasil é o nordeste, o norte, o sul, o sudeste e, também o centro-oeste. E, enfincada no umbigo, reside a bela capital Brasília, candanga e centrada num cerrado seco e ornado com lago artificial.

Por vezes, insistem em pincelar tendências socializantes, no afã de serem simpáticos e populistas. Mas, o que de fato são é pura demagogia...é conduzir a alienação popular para o breu das docas, do sub-reptício desejo de ter poder, de concentrar riquezas e vencer na manipulação diária de massas e de rejeitados.

O Brasil ensaiou a vida inteira uma independência, gritada a margem do riacho Ipiranga... por príncipe português... que seguia o conselho de seu velho pai glutão e sifilítico.

Talvez Carlota Joaquina tivesse razão... em arremessar os sapatos em pleno oceano Atlântico para não levar nem a reles poeira daqui. Ela que aportou com pediculose e com uma ânsia de voltar à Espanha, de onde nunca deveria ter saído.

É assim que nós brasileiros, nos sentimos, como aqueles que deveriam existir como cidadão, ser humano e não como mero instrumento de manobra política.

Por favor, senhores governantes, respeitem o povo brasileiro.
 
 
GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 12/05/2020
Alterado em 12/05/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
iDcionário Aulete