"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


“O dia de hoje jamais acontecerá novamente. Mas uma boa ação pode fazê-lo durar para sempre.” A palavra em português "Torá" vem da palavra hebraica tohráh, que pode ser traduzida como “instrução”, “ensinamentos” ou “lei*(Provérbios 1:8; 3:1; 28:4) Os exemplos abaixo mostram como essa palavra hebraica é usada na Bíblia.  Tohráh muitas vezes se refere aos cinco primeiros livros da Bíblia — Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Esses livros também são chamados de Pentateuco, que vem de uma palavra grega que significa “volume de cinco partes”.
A Torá foi escrita por Moisés, por isso é chamada de “livro da Lei de Moisés”. (Josué 8:31; Neemias 8:1) Tudo indica que ela foi escrita como um só livro.

Mas, para ficar mais fácil de usar a Torá, depois ela foi dividida em cinco partes. Tohráh também é uma palavra usada para falar das leis dadas a Israel sobre um assunto específico. Por exemplo, é usada para falar sobre “a lei [tohráh] da oferta pelo pecado”, “a lei para a lepra” e “a lei a respeito do nazireu”. Torá do hebraico תּוֹרָה - tōrāh Sefardita, tōruh Ashkenazi; significando: instrução, lei, apontamento.
É derivada da palavra em hebraico: yārāh - instrua, dirija, mostre, é designada como sendo, um rolo de pergaminho no qual os cinco livros de Moisés foram escritos, também a primeira das três divisões do cânon judeu; חמשה חומשי תורה; transl.: Hamishá Humashêi (os cinco escritos de Moisés, em especial o do judaísmo rabínico),também podendo referir-se ao corpo inteiro da literatura religiosa judaica, lei e ensinos contidos principalmente na Mishná e no Talmude.
Torá; os 5 livros tratam acerca do Eterno e da aliança e Seus termos com relação ao povo Escolhido para exercer a função de representantes do caminho de Teshuvá.
Trata das inúmeras vezes em que o povo vacila e descumpre simples leis de convívio pacifico; peca, por falta de sabedoria para com a Mtzvá. O nome Jeová, que aparece umas 1.800 vezes. A Torá não proíbe usar o nome de Deus. Pelo contrário, ela tem mandamentos que exigiam que o povo de Deus falasse seu nome.
GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 15/04/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete