"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).

professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


"Cantando na Chuva" foi o título de um filme norte-americano, no gênero comédia musical que foi dirigido e encenado por Gene Kelly e Stanley Donen e estrelado por Kelly, Donald O'Connor e Debbie Reynolds. O filme foi ambientado nos anos 20, na Belle Epoque, situado na transição do cinema mudo para o cinema falado. É considerado o primeiro filme na Lista dos vinte e cinco maiores musicais norte-americanos de todos os tempos e, que foi divulgada em 2006. Frequetemente é descrito como um dos melhores musicais de todos os tempos. O filme estreiou em 1952. Particularmente, muito admiro e gosto da chuva, principalmente, aquela que é miúda chamada de garoa, barraceiro, nimbo ou zimbro...É impressionante como um chuvisco ou a garoa sutil transforma radicalmente o ambiente e reflete até nas pessoas. O zimbro vai umidecendo ideias e sentimentos e, vamos lentamente ficando mais retrospectivos, pensando "na morte da bezerra" que nos remete à tradição hebraica quando os bezerros eram sacrificados para Deus como uma forma de redenção de pecados... Certa vez, um poderoso rei resolveu sarcificar uma bezerra que era alvo de grande afeto de seu filho caçula, mesmo com a oposição da criança, o animal fora sacrificado e oferecido aos céus e, passou-se afirmar que o menino passou o resto da vida "pensando na morte da bezerra". Num triste e luto sem fim... Com a chuva... as florestas, as plantas e os animais são hidratados e revitalizam-se, a vida também deve revitalizar-se dentro de nós, com o amadurecimento e, principalmente, com a consciência lenta e cruel de nossa finitude e temporalidade. 
GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 08/01/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
iDcionário Aulete