"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
professora Gisele Leite
Diálogos jurídicos & poéticos
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos


Jesuítas bviw

Eram padres que pertenciam à Companhia de Jesus, ordem religiosa vinculada à Igreja Católica que tinha como fim a pregação do evangelho pelo mundo. Tal ordem fora criada em 1534 pelo Padre Inácio de Loyola sendo reconhecida oficial pela Igreja Católica em 1540 a partir do Papa Paulo III.
A principal proposta dos jesuítas era a divulgação do cristianismo sendo baseada no ensino da catequese. Destacaram-se, especialmente, no Brasil colonial. E, na Europa surgiram como integrantes do movimento de contrarreforma e, portanto, tinham como relevante missão impedir o crescimento do protestantismo.
Os primeiros jesuítas que vieram ao Brasil chegaram com o primeiro governador-gera da colônia Tomé de Sousa em 1549. Foram liderados por Manual da Nóbrega e tinha como crucial missão a cristianização dos nativos e zelas pela Igreja instalada no Brasil Colonial. Construíram locais chamados de missões, onde combinavam a catequese dos nativos com a sua utilização como mão de obra para a produção de tudo o que a missão precisasse. Inicialmente foi necessário estabelecer uma comunicação com os nativos, vez que esses falavam tupi e, os jesuítas falavam português. E, o padre José Anchieta foi quem desenvolver um manual que auxiliava na comunicação dos jesuítas com os nativos. Nesses período da história brasileira, o idioma mais comum existente era a Língua Geral que mesclava elementos do português com idiomas nativos.Tiveram importante papel na educação no Brasil, pois também educavam os filhos dos colonos. E, para tanto criaram colégios em diversas partes do Brasil, como aconteceu na cidade de Salvador e em São Paulo de Piratininga (atual cidade de São Paulo).
GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 20/11/2019
Alterado em 20/11/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários