Nêmesis para a mitologia grega era considerada a deusa da vingança e destinava a castigar o comportamento humano. E, acreditava-se que era responsável por trazer harmonia ao mundo de várias formas, ora punindo os homens infiéis e que quebravam as leis ou mesmo trazendo miséria a quem
era extremamaente rico, mas sumariamente egoísta.
Também se opunha ao sentimento de orgulho e arrogância, além de defender aqueles que foram injustifiçados, sendo punidos por crimes que não cometeram.
A divindade era representada na forma alada, tão bonita quanto Afrodite, com um véu ou coroa. Hesíodo defendeu que Nêmesis era filha de Érebo e Nix e outros autores registraram que seria filha de Zeus com Têmis.
Era tão bela que segundo a cultura grega, acabou por chamar a atenção de Zeus. Mas, como ela não desejava relacionar-se com ele, transformou-a em um ganso, mas Zeus em busca de seu propósito, também a transformou em
um cisne, conseguindo assim finalmente a união. O fruto dessa relação nasceram Helena de Esparta e Pólux que vieram ao mundo através de um ovo posto por Nêmesis.
Nêmesis também está relacionada com outro mito famoso, o de Narciso. Este que era um homem extremamente contente com sua beleza inigualável. E seu sentimento de demasiada euforia o levava a desprezar o amor e as pessoas, o que teria ferido mortalmente muitas donzelas.
E estas, munidas de vingança oraram à deusa Nêmesis que providenciou um forte calor na terra para justamente punir Narciso. E, o calor levou Narciso a se debruçar sobre a fonte de água cristalina para combater o intenso calor.
E, foi exatamente quando viu seu belíssimo semblante e se apaixonou pela sua própria imagem. Sendo incapaz de satisfazer sua paixão, Narciso definho até a morte.
Na astronomia Nêmesis denomina uma estrela hipotética, isto é, sua existência não é cientificamente aceita. Tal teoria procura comprovar que o sistema solar funciona de forma binária e Nêmesis seria uma estrela em órbita com o sol. A estrela Nêmesis que seria uma anã marrom, milhares de veses mais distante que Plutão, e jamais fora vista.
Em 2015 finalmente tal teoria foi considerada como falsa. Apesar disso, muitos ainda acreditam que Nêmesis seja a responsável por várias catástrofes que podem ocorrer a cada vinte e seis milhões de anos, que é o período em que ela leva para realizar sua órbita em torno do sol.
Devido a esse fato, também é considerada a gêmea maligna do sol, justamente por quase exterminar a vida na Terra durante sua passagem. Seu nome Nêmesis é uma palavra de origem no grego antigo, derivada de némo que remete a distribuir. E, atualmente o significado é indignação justificada ou vingança.