"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
professora Gisele Leite
Diálogos jurídicos & poéticos
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos


O partido nazista foi fundado 1919 sob influência do fascismo italiano O partido se chamava partido nacional socialista dos trabalhadores alemães. Mais tarde, mudaria de nome justamente para se diferenciarem do socialismo, passando a se chamar partido operário alemão socialista. A esquerda alemá era representada pelo partido espartaquista cujo principal expoente foi Rosa de Luxemburgo.
A Alemanha derrotada na Primeira Guerra Mundial sofria com uma hiperinflação e também pela fragilidade da República parlamentarista de Weimar. Além de se sentir humilhadíssima pelo Tratado de Versalhes. Os nazistas não conseguiram tomar o poder numa tentativa de golpe de Estado e Hitler foi preso e condenado a cinco anos de prisão, mas foi anistiado, e ficou apenas seis meses detido.
Ocasião em que produzira um livro intitulado "Mein Kampf",que significa "minha luta" que fez uma síntese ideológica do nazismo, com ênfase em dois aspectos, o espaço vital, propondo que a Alemanha viesse a recuperar o que perdera durante a Primeira Guerra, propondo avançar para o Leste europeu. Outro ponto foi antissemitismo econônimo e étnico. O nazismo defendia a propriedade privada e a livre iniciativa.
Em 1932, Hitler concorreu para a eleiçao presidencial. Mas perdeu para Winderburg que em 1933 nomeou Hitler chanceler, o que equivalia ao cargo de primeiro-ministro. Em 1934 com a morte do presidente, Hitler acumulou  funções, sendo chefe de governo e chefe de Estado.
E, aí começou a nazisficação da Alemanha que reuniu-de desde jovens e crianças até a milícia paramilitar.Criou-se a SA, SS e Gestapo, a polícia secreta nazista. Recentemente, um ministro de Estado brasileiro equivocou-se e afirmou que o nazismo foi uma ditadura de esquerda. De qualquer sorte, ditadura de direita ou de esquerda, fazem perecer a democracia e os direitos humanos fundamentais.
GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 02/04/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários