× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
professora Gisele Leite
Diálogos jurídicos & poéticos
Textos
Pensar em três ditados populares significa refletir sobre nossa cultura e forma de expressão, por vezes, imbuídas de ironia e sarcasmo. Os ditados populares se notabilizaram em conter forte conteúdo semântico e incisivo poder comunicativo. Até a própria Bíblia Sagrada contém alguns deles que se situam no Livro dos Provérbios. Muitos ditados possuem suas origens no latim e, um dos mais populares afirma o seguinte: Homines sunt ejusdem farinae. Em bom português é "são todos farinha do mesmo saco". Entre as muitas heranças deixadas pelos portugueses, durante a colonização, há mesmo alguns ditados que se incorporaram à nossa realidade é o caso "casa da mãe Joana". Que se refere à Joana, rainha de Nápoles, que com apenas vinte e um anos regulamentou os bordéis da cidade e, dizia que “o lugar terá uma porta por onde todos possam entrar”. Chegando a Portugal, a expressão passou a denominar os prostíbulos como “paços da mãe Joana”. Outro ditado interessante seria: "Antes só que mal acompanhado" e que vem da Espanha de antes de 1300 do tempo das Cruzadas que partiam para a Terra Santa. Pois alguns guerreiros da Cruzada, preferiam lutar solitariamente do que mal acompanhado e a fazer estranhas alianças. Enfim, nos dias de hoje ainda há serventia para tamanha sabedoria popular.
 
GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 20/03/2019
Alterado em 20/03/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários