Os samurais representavam grandes guerreiros da época do Japão feudal. Eram muito respeitados e temidos por sua coragem, bravura e habilidades.
Tinham um rígido código de conduta, conhecido como Bushido e, muitas vezes chegavam a tirar a própria vida como forma de limpar a própria honra.Existiram pelo menos dez famosos samurais na história do Japão. Tomoe Gozen que era em verdade uma mulher. Uma das raras samurais feminina na história do Japão. Tendo participado também de ferozes batalhas ao lado dos outros samurais do sexo masculino.
No conto de Heike Monogatari, Tomoe foi descrita como sendo uma mulher muito bonita. Tinha pele clara e cabelos longos bem negros, além de ser uma
exímia arquiera e espadachim. Servia o daimyo Minamoto Yoshinaka e era considerada um de seus melhores lutadores.
E suas habilidades ofuscavam os demais guerreiiros do mesmo clã, considerados fortes e corajosos. Registra-se que Tomoe participou nas Guerras Genpei e na batalha de Kurikara. Sobre sua morte, ninguém sabe ao certo. Mas, alguns historiadores dizem que Tomoe morrera na Batalha de Awazu, e outros ainda contam que se casou com Wada Ypshimori, depois de ter sido derrotada por ele e, que depois que este morreu, tornara-se freira.
Tomoe que significa círculo perfeito nascera por volta de 1157 em uma família de samaurais, assim como de costume e tradição, todas as mulhers de sua família foram treinadas no manuseio da naginata, necessário para proteger a casa. Conta-se que domava cavalos selvagens com expressiva habilidade e que cavalgava através de perigosas enconstas, sem nenhum arranhão.
Gozen não é um sobrenome e, sim, um título honorífico que fora condido em sua maioria às mulheres, mas também alguns homens, e pode ser traduzido como honorável.